conecte-se conosco

Tempo

Nova frente fria avança pelo Paraná no fim de semana

Ventos podem chegar a 65 km/h no sábado, 10, no litoral do Paraná

Publicado

em

A semana termina com a formação de uma frente fria que rapidamente passa sobre a Região Sul do país e junto desta frente fria um ciclone extratropical, provocando o aumento das rajadas de vento no litoral do Sul e do Sudeste.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no sábado, uma frente fria segue avançando sobre o Paraná, provocando chuvas nas regiões da metade sul do Estado e no Norte Pioneiro, com condições favoráveis ao desenvolvimento de temporais localizados. “Não se descarta a possibilidade de alguns eventos de chuva entre o norte e o noroeste paranaense, porém de forma bastante localizada. Temperaturas mais amenas são esperadas sobre as regiões da metade sul do Estado. No entanto, na faixa ao norte do Paraná, esquenta bastante durante o dia”, informou o Simepar.

No litoral do Paraná, as temperaturas permanecerão baixas, com tempo nublado e ocorrência de chuva no fim de semana. Temperatura mínima poderá chegar a 15.º em alguns municípios da região litorânea.

A Marinha do Brasil comunica que a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ventos, no sábado, 10, de direção Sudoeste a Sul, com intensidade de até 65 km/h (35 nós).

No domingo, a nebulosidade deve se manter bastante concentrada entre o Leste, Campos Gerais e Centro-Sul paranaense. Além disso, a instabilidade ganha força a partir do período da tarde, com novos eventos de chuva especialmente nas regiões da metade sul do Estado, cenário este que deve se manter ainda na segunda-feira, 12.

Alertas da Defesa Civil

Qualquer pessoa poderá receber no celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

As mensagens são enviadas sempre que for necessário. Servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam causar estragos e danos à população.

Com informações do Simepar, Climatempo e Defesa Civil

Em alta