conecte-se conosco

Tempo

Litoral registra sensação térmica de 45.ºC nesta segunda-feira

Medição foi feita pelo Simepar em Antonina e Guaraqueçaba

Publicado

em

As altas temperaturas, características do verão no litoral do Paraná, parecem ter vindo para ficar neste início de 2022. Na segunda-feira, 17, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontou que a região chegou a registrar a sensação térmica de 45.ºC por volta das 14h em Guaraqueçaba, município que registrou as maiores temperaturas na data em questão, com temperatura média no mesmo período de 35,8.ºC e umidade relativa de 55,3%, algo registrado na Estação Meteorológica da Reserva Natural Salto Morato.

Antonina conta com duas estações meteorológicas do Simepar. Uma delas contabilizou a sensação térmica de 45.ºC às 13h, com temperatura média de 31,3.ºC e umidade relativa de 78,7%. A estação localizada no Porto de Antonina registrou a sensação térmica de 38.ºC, com média de temperatura de 32,7.ºC e umidade relativa do ar de 52,9% por volta das 13h. 

Paranaguá e Guaratuba

Paranaguá também registrou calor contínuo na segunda-feira, 17. O município contou com a sensação térmica de 42.ºC às 14h, com temperatura média de 33.ºC e umidade relativa de 66,4%. Guaratuba, único município entre os que concentram a maior parte das praias do Paraná que conta com estação meteorológica do Simepar em funcionamento, por volta das 13h contou com a sensação térmica de 38.ºC, com umidade relativa do ar de 63% e temperatura média de 31,7.ºC.

Simepar explica tempo para os próximos dias

Segundo o Simepar, apesar de uma frente fria atuar mais ao sul do Brasil, no Rio Grande do Sul e no país vizinho, Uruguai, isso não influenciou no contexto paranaense. “No Paraná, a massa de ar predominante ainda mantém as temperaturas elevadas. Na fronteira com o Paraguai, temperaturas passam dos 35°C. A condição para tempestades é maior no norte, centro-sul, Campos Gerais, RMC e no litoral paranaense”, informa.

“Poucas alterações das condições do tempo previstas para a terça-feira. O ambiente atmosférico é de instabilidade em função do ar quente e úmido presente sobre o Paraná. Além disso, uma frente fria mantém seu deslocamento, com eixo mais instável, sobre o Atlântico. Situações meteorológicas que, somadas, aumentam a chance de chuva/temporal nas faixas sul, leste e litorânea. Também chove no interior do Estado, porém de forma bem mais localizada”, prevê o Simepar.

O que é sensação térmica?

A sensação térmica é também conhecida como temperatura aparente, sendo classificada como a forma que os sentidos do corpo humano percebem a temperatura do ar, número que é diferente da temperatura real, alcançando, por isso, índices maiores. “O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar. A tabela disponibilizada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h – quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio”, finaliza o setor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação.