A semana iniciou com muito calor em todo o litoral do Paraná, inclusive com sensação térmica passando dos 50.ºC em Antonina e Guaraqueçaba, segundo dados registrados na segunda-feira, 17, nas estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A previsão do Simepar para a terça-feira, 18, é de redução leve nas temperaturas e possibilidade de chuvas, algo que aliviará o calor intenso. Em Paranaguá, a sensação térmica às 14h desta segunda-feira, 17, era de 49.ºC, com a possibilidade de áreas de instabilidade se formando no litoral paranaense.
“Os valores já ultrapassam os 30 °C nas faixas oeste, norte e litorânea. Esse fator, aliado à disponibilidade de umidade, favorece o desenvolvimento de chuvas localizadas, acompanhadas de incidência de raios. No final da manhã e início da tarde, essas áreas de instabilidade já estão se formando e tendem a se intensificar ao longo do período”, afirma a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz, por volta das 11h39 da segunda-feira, 17.
De acordo com o Simepar, na terça-feira, 18, com avanço de uma frente fria no Paraná, o tempo ficará instável em várias regiões paranaenses. “Pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas, são previstas já na madrugada entre as regiões oeste, sudoeste, sul e centro-sul (regiões onde os acumulados deverão ser mais significativos). No decorrer do dia, as áreas de chuvas avançam para as demais regiões. As condições são favoráveis para temporais localizados ao longo do dia. As temperaturas máximas sofrerão um ligeiro declínio na metade sul do estado, permanecendo próximas ou acima dos 30 °C, especialmente na metade norte e litoral”, prevê o Simepar.
Sensação térmica
Segundo as estações meteorológicas do Simepar e dados contabilizados às 14h, a sensação térmica em Paranaguá foi de 49.ºC, em Antonina foi de 54.ºC e em Guaratuba 47.ºC. O município com maior sensação térmica foi em Guaraqueçaba onde se contabilizou 55.ºC. Válido ressaltar que a sensação térmica, também conhecida de temperatura aparente, é a forma que os sentidos do corpo humano percebem a temperatura do ar, número que é diferente da temperatura real, e por isso alcança índices maiores.
“O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar. A tabela disponibilizada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h – quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio”, explica o setor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação.
Previsão do tempo

Na terça-feira, 18, o Simepar prevê tempo com chuvas no litoral do Paraná e redução do calor dos últimos dias. Segundo a previsão, em Paranaguá, a variação térmica ficará entre 24.ºC a 30.ºC com tempo com chuva, precipitação prevista de 26,1 milímetros (mm) e ventos de até sete quilômetros por hora.
Guaratuba deverá ter chuvas na terça-feira, 18, com os termômetros variando entre 22.ºC a 30.ºC e precipitação prevista de 16,5 mm. No mesmo dia, Matinhos deverá ter tempo com chuva, com mínima nos termômetros de 23.ºC e máxima de 30.ºC e precipitação acumulada de 30,0 mm.
A previsão do Simepar para Pontal do Paraná também é de tempo chuvoso e variação térmica devendo ser entre 23.ºC a 31.ºC (41,7 mm). A temperatura mínima deverá ser de 21.ºC e máxima de 28.ºC na terça-feira, 18, em Morretes, com probabilidade de 95% de chover (15,6 mm).
Antonina deverá ter uma terça-feira, 18, com chuvas (20,0 mm) e termômetros entre 22.ºC a 30.ºC. Guaraqueçaba, município mais ao norte do litoral paranaense, registrará na mesma data temperatura máxima de 30.ºC e mínima de 23.º C com tempo chuvoso.
A previsão é atualizada constantemente para o litoral e todo o Paraná, algo que pode ser acessado no site do Simepar.