Na manhã de segunda-feira, 15, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso de tempestades para todas as regiões do Paraná. A condição meteorológica foi classificada como perigo potencial, no grau de severidade. A validade do alerta será até às 23h59 de quinta-feira, 15, abrangendo os 399 municípios paranaenses.
Para as regiões atingidas pelo temporal, de acordo com o órgão, os ventos serão intensos, podendo chegar a até 60 km/h e há um volume de chuva de até entre 50 milímetros por dia.
“Inmet publica aviso iniciando em: 15/01/2024 10:04. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, divulgou o Inmet.
Além da previsão da queda de granizo, há ainda risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
PRÓXIMOS DIAS
De acordo com o Simepar, neste início de semana o tempo fica instável e abafado nas diversas regiões paranaenses. “No interior do estado, pancadas de chuva ocorrem em vários momentos do dia, ou seja, já pela manhã há chance de chuvas. Na RMC e litoral a instabilidade ocorre preferencialmente a partir da tarde. Há risco de tempestades, com ventos fortes associados. Contudo, estas tempestades ocorrem de forma isolada, situação bastante comum nesta época de verão”, informou.
A terça-feira, 16, será bem característica de verão no Paraná. Durante a manhã o sol predomina e esquenta rápido. A partir da tarde, áreas de instabilidade atuam de forma bem isolada e rápida. “Probabilidade de chuvas é maior nos setores mais próximos a Santa Catarina. No Noroeste e no Norte paranaense, temperaturas ficam bastante elevadas, com valores acima dos 35.°C”, completou o Smepar, destacando a previsão do tempo para o estado.
Com informações do Inmet e Simepar