Na tarde da quarta-feira, 10, o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior, emitiu comunicado onde destacou que as equipes da Defesa Civil Municipal estão de prontidão com a passagem do ciclone extratropical no litoral do Paraná. Com chuvas e ventos fortes que ocasionaram danos e paralisações em municípios vizinhos, bem como em Santa Catarina, funcionários do município, junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná e Defesa Civil Estadual, estão monitorando os rios, área urbana e rural do município, com equipamentos e veículos, inclusive escolas para possível abrigo de pessoas.
“Morretes está em alerta. Informamos que, devido às fortes chuvas previstas para a região de Morretes, estamos de prontidão para qualquer evento de emergência. A Defesa Civil Municipal está preparada, equipada e monitorando todos os eventos climáticos, tomando todas as providências necessárias para o pronto atendimento à população. Torcemos para que nada de mais sério aconteça, mas, iremos manter toda a equipe pronta para qualquer situação emergencial”, ressalta o prefeito
“Já vimos em cidades vizinhas e no estado vizinho muitos vídeos, em Morretes o nosso pessoal está preparado caso aconteça. Não queremos que aconteça, mas por precaução estamos preparados”, afirma Sebastião Brindarolli. “Os secretários estão de prontidão. Esta equipe vai ficar o tempo necessário à disposição”, completa.
Aulas suspensas
Segundo Diogo Dornelles Bueno, coordenador da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Morretes, a ação é preventiva, tendo em conta o que ocorreu com a chegada do ciclone em outros municípios do litoral do Paraná e em Santa Catarina. “Estivemos, juntamente com o prefeito, com a disponibilização da equipe que está aqui para atender a população. Pela parte da manhã em conversa com o prefeito e secretário de Educação tivemos as aulas hoje encerradas por conta deste possível evento que venha a acontecer, tendo em vista que algumas escolas poderão servir de abrigo em caso de alguma emergência”, completa.
“Tudo está sendo feito em parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná e a Defesa Civil Estadual, que está monitorando os rios do nosso municípios para, caso aconteça algo de pior para avisar a população. Por enquanto está tudo sob controle. Obrigado e que Deus nos abençoe”, ressalta Brindarolli Junior.
Vídeo: Divulgação/Prefeitura de Morretes