Tempo

Chuvas e subida de maré ocasionaram alagamentos em Matinhos

Prefeito Zé da Ecler emitiu nota destacando atuação das equipes da prefeitura

14f43me

Na tarde da segunda-feira, 13, dia de alta concentração de chuvas no litoral do Paraná, o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, emitiu nota oficial sobre os alagamentos e ocorrências registradas no município devido ao alto índice pluviométrico. Além da chuva, a maré alta registrada no início desta semana, ocasionou transbordo de rios e canais, algo que agravou o problema, sendo que equipes da Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras, atuaram com 35 colaboradores realizando desobstrução de canais, bueiros e ruas, bem como retirada de galhos e árvores caídas devido aos temporais.

“A Prefeitura de Matinhos esclarece a população sobre as constatações e ações realizadas, como forma de minimizar os problemas decorrentes das fortes chuvas registradas no litoral e cidade nas últimas horas. De acordo com informativo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a região litorânea registra volumes que vão de 52,0 a 121,4 mm entre as cidades de Paranaguá e Guaratuba, tratando-se de um alto índice pluviométrico em um curto espaço de tempo”, ressalta o prefeito.

Zé da Ecler salienta que as chuvas em excesso provocaram pontos de alagamento no município em razão dos rios e canais que cortam o litoral do Paraná. “Outro fator de forte influência para os moradores da região ribeirinha são as ações da maré que, conforme se verifica do sistema de controle do Canal da Galheta em Paranaguá, segue subindo nesta tarde de segunda-feira (13) até às 20h”, explica.

 “Ainda é necessário destacar a existência de obras estaduais na orla do Município e na Avenida JK – esta, uma obra que vem demorando mais que o necessário por culpa da empresa responsável. Atualmente, esses serviços impedem a desobstrução completa dos canais de drenagem para o escoamento da água. No entanto, o Município ressalta que a parceria com o Governo Estadual trará benefícios ao matinhense com a conclusão desses trabalhos”, ressalta o gestor municipal em nota.

Ações das equipes

Segundo o prefeito, equipes das pastas de Meio Ambiente e de Obras trabalham “na desobstrução de canais, bueiros e ruas, além de remoção de galhos e árvores caídas, com o uso de quatro escavadeiras de grande porte, três retroescavadeiras de pequeno porte e um efetivo aproximado de 35 pessoas envolvidas”, acrescenta. “Também é importante destacar o esforço da Prefeitura nas obras de microdrenagem, com a instalação de canaletas em U para minimizar os impactos das chuvas na região”, completa.

“A Prefeitura de Matinhos destaca que o excesso de chuvas e os consequentes alagamentos são um cenário vivenciado em todo o país, conforme amplamente divulgado pela mídia brasileira e que vem dos fatores excepcionais acima explicados. O prefeito Zé da Ecler reafirma o compromisso da Administração Municipal em dar total assistência à população, não medindo esforços para atender as demandas necessárias, salientando que está ciente dos problemas ocorridos”, ressalta o prefeito.

Emergências 

“A população poderá noticiar novos pontos de alagamento e solicitar apoio junto a Secretaria de Defesa Social, através do telefone 0800-397 1600, discando em seguida ramal 714”, finaliza o prefeito Zé da Ecler na nota assinada por ele.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Você também poderá gostar

Chuvas e subida de maré ocasionaram alagamentos em Matinhos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Chuvas e subida de maré ocasionaram alagamentos em Matinhos

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.