conecte-se conosco

Tempo

Alerta: ciclone extratropical poderá provocar ventos de até 100 km/h no litoral do Paraná

Aviso meteorológico seguirá vigente até sexta-feira, 14

Publicado

em

Foto: Facebook / Matinhos Agora

A Marinha do Brasil comunica que a passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com ventos de direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), e, posteriormente, de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 115 km/h (63 nós), entre a manhã do dia 12 e a noite do dia 13 de julho.

O referido ciclone poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste e altura de até 4,5 metros, na mesma região, entre as noites dos dias 12 e 14 de julho.

O mesmo sistema poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e de São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), com ventos de direção Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 100 km/h (55 nós), entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14 de julho.

“Atenção! Marinha alerta para efeitos de ciclone, e Inmet aponta ‘perigo potencial’ de tempestades. Grandes acumulados de chuva são esperados no Sul, com rajadas de vento que devem atingir 100 km/h. Ao todo, oito estados estão sob “alerta amarelo” por causa de chuvas intensas”, informou a Portos do Paraná com base nos alertas da Marinha do Brasil e do Inmet.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de tempestade para a região Sul do Brasil com perigo potencial. “INMET publica aviso iniciando em: 11/07/2023 09:53. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou o instituto.

Foto: Divulgação / Inmet

Na tarde de quarta-feira, 12, o vento ganha força em áreas do sul e leste do Rio Grande do Sul. São esperadas rajadas de vento de 50 a 80 km/h em áreas do Rio Grande do Sul, em quase todo o interior de Santa Catarina e do Paraná.

Ao longo da tarde de quinta-feira, 13, fortes rajadas de vento também ocorrem no litoral sul de Santa Catarina, áreas mais elevadas do leste e norte catarinense, e leste do Paraná, incluindo a grande Curitiba, com rajadas de até 80 km/h.

Pontualmente, na Serra do Mar e no litoral, podem ocorrer rajadas de 80 a 100km/h. Na sexta-feira, 14, o ciclone vai se afastando lentamente pelo mar, mas ainda causa rajadas de vento intensas durante a madrugada e período da manhã, com valores da ordem de 60 a 90 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e rajadas de 50 a 80 km/h no litoral do Paraná e de São Paulo.

Ao longo do sábado o ciclone se afasta da costa e o vento diminui em todas as regiões.

Defesa Civil Nacional alerta para a passagem de um ciclone na região sul do País:

Com informações da Marinha do Brasil, Inmet e Climatempo

Em alta

plugins premium WordPress