"O futuro é privado", disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg na abertura do encontro anual do facebook com desenvolvedores, o F8, nesta terça-feira, 30.
No evento na Califórnia, o presidente-executivo da empresa divulgou os primeiros passos do grupo nesse sentido, destacando novidades no Messenger, que ele promete que será "o aplicativo de conversas mais rápido" que existe, e a nova cara do Facebook.
Veja os principais anúncios:
- o Facebook ganha novo visual primeiro no app, e muda no site ainda neste ano, com a cor branca predominando, em vez do azul;
- o serviço de "Facebook Dating", o "Tinder" da rede social, chega ao Brasil e a outros 13 países;
- o Messenger ganhará uma versão oficial para desktop ainda neste ano, que incluirá chamadas em vídeo;
- o Messenger se integra ao Instagram e ao WhatsApp: por ele vai ser possível mandar mensagens para amigos dessas outras redes sociais; não foi dito a partir de quando;
- O Messenger foi "refeito do zero", ficou mais leve e promete ser o aplicativo de conversas "mais rápido" que existe; a nova edição será lançada neste ano;
- Também será possível que amigos assistam a um mesmo vídeo, ao mesmo tempo, no Messenger;
- No Facebook, os grupos serão mais destacados. Grupos sobre temas diferentes terão funções diferentes. Por exemplo, membros de uma comunidade sobre saúde poderão tirar dúvidas sem o nome aparecer na postagem;
- Grupos de empregos no Facebook terão uma maneira mais fácil para empregadores anunciarem vagas;
- Grupos sobre jogos terão um novo chat, para que as pessoas possam acompanhar eventos ao vivo e comentar em tempo real — algo próximo do que já acontece em plataformas como a Twitch e o YouTube;
- o Whatsapp vai expandir a opção de pagamentos e envio de dinheiro dentro do app, uma função que já está em testes na Índia, principal mercado do aplicativo;
- Encontre novos amigos será uma nova função do Facebook, que vai conectar quem estiver disposto a isso dentro de uma mesma comunidade (escola, trabalho ou cidade);
- o Instagram terá um novo software para a câmera: além de fotos e vídeos ao vivo, o app agora introduz o "modo criativo", para facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos com efeitos, filtros e figurinhas;
- o Instagram terá uma figurinha para doações para entidades;
- A função de compras sem sair do Instagram será expandida para influenciadores digitais, além dos varejistas — será possível comprar aquele look no perfil do seu artista favorito, por exemplo;
- empresa testa tirar a contagem de "likes" do Instagram – só o dono da foto vai poder ver quantos teve, se quiser; a ideia é que esta seja uma plataforma com "menos pressão";
- Whatsapp Business terá um catálogo, para que os vendedores mostrem produtos.