Connect with us

Tecnologia

Tecpar moderniza laboratórios com novos equipamentos

Objetivo é aprimorar a qualidade das análises e ensaios tecnológicos (Foto: Tecpar)

Publicado

em

Tecpar

Para aprimorar a qualidade das análises e ensaios tecnológicos, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) adquiriu uma série de equipamentos que conferem mais eficiência, precisão e agilidade aos processos de trabalho. Os novos aparelhos, que totalizam um investimento de cerca de R$ 600 mil, foram adquiridos por meio de incentivos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Sibratec é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que busca aproximar a comunidade científica e tecnológica do setor industrial, por meio de incentivos à inovação.

Jorge Callado, diretor-presidente do instituto, afirma que essa busca constante pela inovação tecnológica é um dos pilares que faz do Tecpar uma referência em pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas em que atua.

“Para a superação de exigências técnicas nacionais e internacionais, focamos em fortalecer a eficiência de nossos laboratórios com novos equipamentos, insumos e na contínua qualificação das equipes”, afirma Jorge Callado.

Aquisições 

Entre as aquisições recentes por meio do Sibratec estão uma ultracentrífuga refrigerada, utilizada na extração de componentes em análises químicas; dois purificadores de água Milli-Q, para produzir água ultrapura adequada para o uso do laboratório; e uma lavadora/desinfetadora automática de vidrarias, que auxilia na limpeza e descontaminação de equipamentos de laboratório.

Segundo a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, estes equipamentos são importantes porque contribuem para a eficiência e padronização dos procedimentos, resultando em melhor produtividade dos laboratórios. “A lavadora, por exemplo, garante a reutilização segura dos materiais, sem riscos de contaminação dos processos de ensaios e contribui para a segurança ocupacional”, diz Daniele. 

Microbiologia 

A partir de 2019, os laboratórios do Tecpar também passaram a contar com um equipamento automatizado para testes de microbiologia (Vitek), que utiliza tecnologia de identificação automatizada por colorimetria para identificação microbiológica. “Comparado com o método clássico, o Vitek contribui com a redução do tempo do ensaio”, explica a gerente do Tecpar. 

Os demais equipamentos recebidos foram três autoclaves, usadas para esterilizar materiais por meio do calor úmido sob pressão; uma nova estufa de laboratório; um potenciômetro de íon seletivo (utilizado em análises laboratoriais) e um espectrofotômetro (instrumento que mede e compara a um padrão de referência a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por uma amostra).

Redes 

De acordo com cada área de atuação, os laboratórios do Tecpar integram importantes redes temáticas formadas por instituições brasileiras públicas e privadas.

Entre elas estão Rede Nacional de Análise de Alimentos (Renali), Rede Nacional de Monitoramento Ambiental (Rema); Rede de Instalações Prediais e Iluminação Pública (Redip) e a Rede de Produtos de Setores Tradicionais: Têxtil, Couro, Calçados, Madeira e Móveis (Resetra). Na área da saúde, o Tecpar integra a Rede Sibratec de Produtos para Saúde (Prodsaúde) e a Rede Temática de Insumos Farmacêuticos, Medicamentos e Cosméticos (Rimec).

Fonte: AEN