Programa está funcionando em Curitiba e será aplicado em breve em todo o Paraná e no litoral
Em uma semana de funcionamento, o aplicativo Emergência Paraná (App 190) da Polícia Militar, recebeu 81 solicitações de emergência desde o dia 2 de outubro, data de lançamento da plataforma na loja do Google Play. O balanço aponta que desse total, 47 foram de perturbação de sossego. As situações são de Curitiba e Região Metropolitana. Posteriormente, a PM pretende implementar o aplicativo em todo o Paraná, incluindo o litoral do Estado.
“A Polícia Militar inova seu canal de contato de emergência com o cidadão disponibilizando uma plataforma que facilita o repasse de informações e garante maior acessibilidade às pessoas que possuem limitações de ordem auditiva e de fala. A interação entre o policial militar e o cidadão passa ser mais estreita e efetiva”, disse o Chefe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), major Olavo Vianei.
Segundo o integrante do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), capitão Cláudio Prus, das 81 solicitações para atendimento de ocorrências de emergência, 56 tiveram atendimento efetivo (a solicitação foi atendida pela PM), e 25 canceladas. O levantamento aponta ainda que a maior parte dos pedidos refere-se a casos de perturbação de sossego (47 solicitações), uma das contravenções que mais são demandadas à Polícia Militar pelo 190. Houve também o registro de duas infrações de trânsito e de dois casos de furto qualificado.
“Dos pedidos cancelados, 22 foram de teste, em que as pessoas cadastravam uma ocorrência somente para verificar se haveria o atendimento real, um pedido de solicitação de informação e outras duas situações canceladas a pedido do solicitante”, explicou o capitão. As ocorrências cadastradas pelo aplicativo são de Curitiba e Região Metropolitana.
A nova ferramenta tem conquistado a confiança dos usuários e mais de 5 mil downloads foram feitos. “Na primeira semana tivemos um feedback muito positivo das equipes de atendimento de emergência, bem como do solicitante, que é o que nós mais almejávamos. O cidadão começou a conversar mais com a Polícia Militar e a ter a sua expectativa de atendimento concluída, com o retorno sobre a sua demanda”, disse Prus.
A cada período o aplicativo terá atualizações em busca de uma comunicação mais efetiva com a população e mais dinamismo no momento de acionar uma equipe policial. Segundo o capitão Prus, relatos sobre dificuldade no cadastramento inicial já estão sendo sanados.
“Temos um comitê gestor do aplicativo, são integrantes da Polícia Militar, da Celepar e demais órgãos envolvidos na criação da plataforma e vamos tratar das melhorias periodicamente. Já melhoramos algumas coisas nesta primeira semana, corrigimos alguns pequenos erros para facilitar cada vez mais ao cidadão”, acrescentou.
A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação. Durante aproximadamente um ano o aplicativo foi projetado e passou por testes e modificações para ser lançado oficialmente e ficar disponível para o uso.
As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android. Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.
Fonte: Polícia Militar do Paraná
Foto: Soldado Amanda Morais/PMPR)