O aplicativo Agendamento da Receita Federal já está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store para o cidadão que queira solicitar um serviço no atendimento presencial, para aqueles serviços que não estejam elencados no rol dos que podem ser efetuados pela internet.
Com o aplicativo, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima. A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ.
Antes, o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento, o aplicativo é uma solução para esses casos.
O usuário poderá ainda sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida.
Muitos serviços da Receita Federal já podem ser feitos de forma remota em um dos canais de atendimento virtual. Para atendimento presencial é preciso que o cidadão agende o horário antes de comparecer na unidade.
No atendimento presencial da Receita Federal você pode:
Inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
Obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
Consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI.
Parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
Emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
Entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet
Para saber quais serviços que podem ser agendados acesse o link Atendimento — Português (Brasil) (www.gov.br)
Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil