Pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estão realizando a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), que se encontra em fase de levantamento nos municípios do litoral, como Paranaguá e Pontal do Paraná.
A pesquisa, que está em andamento desde as últimas semanas, vai percorrer 44 cidades do estado até a próxima segunda-feira, 7, com o objetivo de traçar um retrato detalhado do perfil socioeconômico dos paranaenses. Nesta semana, duas cidades do litoral participam deste levantamento.
“Como consequência desse trabalho mais minucioso, teremos uma gama maior de informações e indicadores socioeconômicos, com resultados mais nítidos e definidos referentes à população paranaense”, explicou o presidente do Ipardes, Jorge Callado.
Com a identificação dos pesquisadores por meio de coletes e crachás, a pesquisa ocorre por meio de entrevistas domiciliares rápidas, com duração média de 10 a 15 minutos. Os entrevistados respondem questões relacionadas a condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos alimentares e muito mais.

Segundo o Ipardes, a participação da população local é essencial para que o levantamento reflita com precisão as particularidades de cada região, incluindo o litoral paranaense, conhecido pela diversidade de suas atividades econômicas e culturais.
A PAD-PR é um projeto pioneiro, com a ambiciosa meta de alcançar 60 mil domicílios em todo o estado até junho deste ano. Os dados coletados têm como objetivo fornecer indicadores detalhados que irão auxiliar na criação de políticas públicas mais eficazes, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do Paraná, como na atração de novos investimentos privados.
“Os resultados serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades regionais identificadas na pesquisa, mas também para a iniciativa privada, no sentido de novos negócios e empreendimentos alinhados à dinâmica de cada região e aos arranjos produtivos locais”, afirmou.
A pesquisa destaca-se não apenas pela sua abrangência, mas também pelo seu caráter sigiloso e respeitoso à privacidade dos participantes. Todas as informações são tratadas anonimamente e com total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança e confidencialidade.
A PAD-PR é o maior levantamento já realizado por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população e superará em três vezes a abrangência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE. Além disso, o estudo não se limita à área urbana, alcançando também as zonas rurais de cada município, como os de Paranaguá e Pontal do Paraná, ambos com características específicas, como a forte presença do turismo e das atividades pesqueiras.
Os resultados da pesquisa estarão disponíveis em um painel interativo, onde serão apresentados relatórios, gráficos e tabelas detalhadas. O objetivo é que, até o final do ano, os dados compilados permitam um planejamento mais assertivo para o desenvolvimento das diversas regiões do estado.
Com recursos do Fundo Paraná, a pesquisa tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e contribui de forma significativa para o planejamento de ações públicas mais focadas nas necessidades da população paranaense.
Com informações do Ipardes