Connect with us

Serviços

Hemepar Paranaguá comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

Profissionais irão oferecer um coquetel aos doadores voluntários

Publicado

em

Hemepar Paranaguá comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro. A data foi estabelecida através do Decreto de Lei, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro –  aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) instalado em Paranaguá realizará, ao longo do dia, um acolhimento especial aos doadores de sangue. Cada voluntário que comparecer à unidade receberá um brinde da Secretaria de Estado da Saúde para marcar a data.

Profissionais irão oferecer um coquetel aos doadores voluntários
“Convido todos os doadores para confraternizar conosco, pois este é um ato de amor. A equipe está bem treinada e cumprindo todos os protocolos sanitários”, destacou Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá (UCT).

Os profissionais irão oferecer um coquetel aos doadores. “Convido todos os doadores para confraternizar conosco, pois este é um ato de amor. A equipe está bem treinada e cumprindo todos os protocolos sanitários”, destacou Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá (UCT).

“A gente parabeniza todos os doadores pelo ato altruísta e convido os próximos que virão para fazer o agendamento pelo telefone. Uma bolsa de sangue é separada em quatro componentes e vai para quatro pessoas, então é primordial que o estoque esteja abastecido, pois quando um paciente vai para uma clínica ou um hospital, ele irá precisar”, afirma Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da UCT de Paranaguá.

O Dia Nacional do Doador de Sangue está sendo comemorado durante a semana toda em Paranaguá, então, além de quarta-feira, 25, o doador voluntário poderá comparecer em outros dias para realizar o procedimento de forma segura. 

Atendimento

Neste mês, a unidade do Hemepar em Paranaguá normalizou o atendimento aos doadores de sangue, disponibilizando mais dias e horários para a coleta e transfusão. A sede funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O doador precisa agendar sua doação por meio dos telefones (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do órgão e prevenindo a Covid-19.

Critérios

Para doar deve-se ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, falou sobre o ato de doação. “Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”, ressaltou. 

Moura também evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Procure o Hemepar Paranaguá para se tornar um doador regular, independentemente de quem estiver precisando”, falou.

Foto: AEN

Serviço

Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6663 e (41) 3420-6662. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia também: Hemepar normaliza atendimento a doadores em Paranaguá