conecte-se conosco

Serviços

Censo das pessoas com deficiência, síndromes, transtornos e doenças raras continua em Paranaguá

170 cadastrados já foram realizados no site da prefeitura

Publicado

em

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

O cadastro on-line está disponível no site da Prefeitura de Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá segue realizando o cadastramento para o programa Censo Inclusão PCD Digital 2022. A ação teve início em junho deste ano e já contabiliza 170 cadastros somente pelo site da prefeitura.

O Censo cadastra pessoas com deficiência, transtornos, síndromes e doenças raras. O objetivo é estabelecer o perfil socioeconômico deste público específico com vistas a políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades desse segmento social.

“O objetivo do censo é mapear e traçar um perfil socioeconômico das pessoas com transtorno, síndromes, deficiências e doenças raras no âmbito do município de Paranaguá. A partir do momento que a gente conhece quem são essas pessoas? Quantos são? E tabular um censo certinho, nós vamos poder de certa forma promover políticas públicas, de encontro às necessidades dessas pessoas”, explicou a Superintendente de Assuntos PCDs da Central Municipal de Libras Bruna Pivato, Gisele Cuch.

Pessoas ou familiares deste segmento que residem em Paranaguá podem colaborar completando o questionário que consta do site da Prefeitura: https://www.paranagua.pr.gov.br/cadastro-pcd.php.

Para realizar o cadastro é necessário entrar no site da Prefeitura de Paranaguá, clicando ao lado direito da tela no ícone para o cadastro e responder todas as questões e ao final, anexar laudo médico para concluir.

“Até agora, nós realizamos 170 cadastros censos no site da prefeitura, fora os manuais, mas nós sabemos que tem muito mais pessoas, então nós contamos com a colaboração de toda a população para que unindo forças a gente possa ter tabulado esse censo para que nós possamos estar recebendo verbas para o nosso município, para as entidades que cuidam, que são responsáveis por esse segmento da sociedade, que são as pessoas com deficiência, síndromes, transtornos ou doenças raras, então esse censo vai nos ajudar em todas as instâncias. Lembrando que a Central Municipal de Libras faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)”, contou Gisele Cuch.

A equipe da Central de Libras ‘Bruna Pivato’ também atende as pessoas que quiserem atendimento presencial. O atendimento é realizado pela superintendente Gisele Cuch e pelo diretor Matheus Pontes. A Central de Libras está localizada na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Paranaguá. O local funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Como uma das pessoas responsáveis por essa ação do cadastro censo, a gente percebe que até o momento ele está sendo muito importante. Estamos descobrindo síndromes, doenças raras que a gente não conhecia, então a partir deste censo a gente vai conseguir promover políticas públicas para essas pessoas, dar visibilidade, vez e voz. Também entender o que cada um precisa para poder realmente estar atuando de forma efetiva, seja na inclusão escolar ou na inclusão social, onde todas as pessoas têm os seus direitos e deveres esclarecidos na constituição. Então, esse censo vai dar essa visibilidade e nos mostrar quem são essas pessoas, onde elas estão, para que realmente políticas públicas afirmativas venham de encontro às necessidades dessas pessoas”, avaliou a Superintendente de Assuntos PCDs da Central Municipal de Libras Bruna Pivato, Gisele Cuch.

Em alta

plugins premium WordPress