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Litoral do Paraná terá mutirão para emissão da Carteira de Autista

Evento será realizado em Paranaguá, Pontal, Morretes e Antonina

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O Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), realizará um mutirão de serviços no litoral do Paraná. O objetivo é facilitar a emissão da Carteira do Autista (CIPTEA) de forma instantânea e fazer o encaminhamento para a emissão do Passe Livre Intermunicipal. Neste mês, o mutirão acontece em Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina.

A chefe do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sejuf, Ane Beatriz Dalquano, contou que a ação objetiva a divulgação das informações sobre as ações e serviços do departamento nos municípios do Paraná. “No mutirão é realizada a emissão da Carteira do Autista (CIPTEA) de forma instantânea e feito o encaminhamento para a emissão do Passe Livre Intermunicipal, que pode ser solicitado pelo CRAS do município. A participação é aberta para pessoas residentes em outras localidades”, afirmou Ane.

O público alvo é composto por pessoas com deficiência (PcD), instituições que atendem PcD, grupos de pais, Organizações da Sociedade Civil e comunidade em geral. “No mutirão também acontece o fomento para o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com orientações sobre leis, estatuto e demais formalidades”, ressaltou Ane.

Segundo Ane, o mutirão ajuda a levar orientação e facilita o acesso do público aos serviços.

“Os mutirões aproximam as pessoas com deficiência dos seus direitos e abrem espaço para o diálogo com a comunidade sobre a importância de ambientes inclusivos em que as diferenças são respeitadas, com garantia de direitos para todos”, disse Ane.

Programação

No dia 22 de setembro, o mutirão acontecerá em Pontal do Paraná para emissão de CIPTEA, Passe Livre e orientação para Conselho Municipal, das 9h às 16h30 na Agência do Trabalhador de Praia de Leste.

Em Paranaguá, o mutirão está marcado para o dia 23 de setembro, das 9h30 às 16h, na Estação Ferroviária de Paranaguá, na Avenida Arthur de Abreu, no Centro Histórico.

Em Morretes a ação acontece das 9h às 16h30 no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), no dia 26 de setembro.

Em Antonina o evento será no dia 27 de setembro, das 9h30 às 16h, na APAE de Antonina, Rua Vereador Jacob, s/n, Caixa D´Agua.

Pré-cadastro em Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o pré-cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e o passe intermunicipal. O documento digital é válido em todo território nacional, facilitando a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, para dar início ao processo é necessário realizar o pré-cadastro e preencher os formulários para adiantar o atendimento presencial, acessando o site https://semedi.paranagua.pr.gov.br/cadastros/cadastro-autistas.php.

Após o pré-cadastro os documentos originais também deverão ser apresentados no mutirão de serviços.

Em Paranaguá, a Central de Libras, Bruna Pivato, da Secretaria Municipal de Assistência Social está disponível para sanar as dúvidas sobre o pré-cadastro da Carteirinha do Autista. Interessados poderão dirigir-se à Central que está localizado na Rua XV de Novembro, nº 356, no Centro.

O Centro Municipal de Transtorno do Espectro Autista, está disponível para o atendimento preferencial dos pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, localizado na Rua Correia de Freitas nº 274, ao lado do Restaurante Popular.

Documentação necessária para a carteira

  • RG e CPF digitalizado do autista
  • RG e CPF digitalizado do responsável
  • Fotografia recente e digitalizada do autista
  • Laudo médico digitalizado
  • Exame de tipo sanguíneo digitalizado

Documentação para o Passe livre

  • 01 (uma) foto 3X4
  • Cópia da carteira de identidade (RG)
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
  • Cópia do comprovante de residência
  • Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar
  • Laudo Médico modelo SESA
  • Documentos dos acompanhantes

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.