O Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), realizará um mutirão de serviços no litoral do Paraná. O objetivo é facilitar a emissão da Carteira do Autista (CIPTEA) de forma instantânea e fazer o encaminhamento para a emissão do Passe Livre Intermunicipal. Neste mês, o mutirão acontece em Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina.
A chefe do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sejuf, Ane Beatriz Dalquano, contou que a ação objetiva a divulgação das informações sobre as ações e serviços do departamento nos municípios do Paraná. “No mutirão é realizada a emissão da Carteira do Autista (CIPTEA) de forma instantânea e feito o encaminhamento para a emissão do Passe Livre Intermunicipal, que pode ser solicitado pelo CRAS do município. A participação é aberta para pessoas residentes em outras localidades”, afirmou Ane.
O público alvo é composto por pessoas com deficiência (PcD), instituições que atendem PcD, grupos de pais, Organizações da Sociedade Civil e comunidade em geral. “No mutirão também acontece o fomento para o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com orientações sobre leis, estatuto e demais formalidades”, ressaltou Ane.
Segundo Ane, o mutirão ajuda a levar orientação e facilita o acesso do público aos serviços.
“Os mutirões aproximam as pessoas com deficiência dos seus direitos e abrem espaço para o diálogo com a comunidade sobre a importância de ambientes inclusivos em que as diferenças são respeitadas, com garantia de direitos para todos”, disse Ane.
Programação
No dia 22 de setembro, o mutirão acontecerá em Pontal do Paraná para emissão de CIPTEA, Passe Livre e orientação para Conselho Municipal, das 9h às 16h30 na Agência do Trabalhador de Praia de Leste.
Em Paranaguá, o mutirão está marcado para o dia 23 de setembro, das 9h30 às 16h, na Estação Ferroviária de Paranaguá, na Avenida Arthur de Abreu, no Centro Histórico.
Em Morretes a ação acontece das 9h às 16h30 no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), no dia 26 de setembro.
Em Antonina o evento será no dia 27 de setembro, das 9h30 às 16h, na APAE de Antonina, Rua Vereador Jacob, s/n, Caixa D´Agua.
Pré-cadastro em Paranaguá
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o pré-cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e o passe intermunicipal. O documento digital é válido em todo território nacional, facilitando a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Segundo a Prefeitura de Paranaguá, para dar início ao processo é necessário realizar o pré-cadastro e preencher os formulários para adiantar o atendimento presencial, acessando o site https://semedi.paranagua.pr.gov.br/cadastros/cadastro-autistas.php.
Após o pré-cadastro os documentos originais também deverão ser apresentados no mutirão de serviços.
Em Paranaguá, a Central de Libras, Bruna Pivato, da Secretaria Municipal de Assistência Social está disponível para sanar as dúvidas sobre o pré-cadastro da Carteirinha do Autista. Interessados poderão dirigir-se à Central que está localizado na Rua XV de Novembro, nº 356, no Centro.
O Centro Municipal de Transtorno do Espectro Autista, está disponível para o atendimento preferencial dos pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino, localizado na Rua Correia de Freitas nº 274, ao lado do Restaurante Popular.
Documentação necessária para a carteira
- RG e CPF digitalizado do autista
- RG e CPF digitalizado do responsável
- Fotografia recente e digitalizada do autista
- Laudo médico digitalizado
- Exame de tipo sanguíneo digitalizado
Documentação para o Passe livre
- 01 (uma) foto 3X4
- Cópia da carteira de identidade (RG)
- Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
- Cópia do comprovante de residência
- Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar
- Laudo Médico modelo SESA
- Documentos dos acompanhantes
Com informações da Prefeitura de Paranaguá