O Lar dos Idosos Perseverança de Paranaguá está promovendo uma semana de conscientização voltada ao combate da violência contra a pessoa idosa, com o tema “Marcas, só as do tempo”. A ação acontece na terça-feira, 15, com uma blitz informativa em frente à instituição, às 16h, onde serão entregues os jornais informativos e cartões confeccionados pelos próprios idosos.
A programação continua com diversas atividades, uma delas é a entrega dos materiais informativos e laço lilás para as empresas, em alusão ao “Junho Violeta”, que marca o mês de combate a violência à pessoa idosa. Além disso, serão realizadas palestras com os funcionários da instituição.
Lar Perseverança
O Lar dos Idosos Perseverança é uma instituição sem fins lucrativos que atua na cidade de Paranaguá desde 1940, são 81 anos voltados ao acolhimento da pessoa idosa. Hoje, a instituição conta com uma equipe de 50 colaboradores, dentre eles, cuidadores, técnicas em enfermagem, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, cozinheiras, equipe de serviços gerais e administrativa, que proporcionam um acolhimento digno e humanizado 24 horas por dia aos 67 idosos do Lar.
“Diante da pandemia tivemos que nos reinventar, desde 16 de março de 2020 nossos idosos estão sem poder sair da instituição e receber visitas. Diariamente enfrentamos diversas dificuldades para manter nossos idosos protegidos, mesmo vacinados, é extremamente necessário seguirmos os protocolos de segurança, o apoio das empresas e toda comunidade é fundamental para que possamos seguir realizando esse trabalho voltado à pessoa idosa”, informou Luiz Gustavo Afonso Alves, assessor de comunicação do Lar dos Idosos Perseverança.
Durante a semana, os idosos participam das oficinas de culinária, pintura, atividades de estimulação cognitiva, vídeos chamadas, além dos cuidados de autoestima como pintura de unhas, cabelos e limpeza de pele. “No atual cenário de pandemia, a interação com a comunidade tem sido fundamental para amenizar os impactos causados pelo isolamento social”, finalizou.