conecte-se conosco

Serviços

Paranaguá passará a contar com o serviço do Siate

Prefeito Marcelo Roque destaca que o serviço retorna para somar esforços em prol da comunidade

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou no dia 16 de outubro, em seu gabinete no Palácio São José, sede da Prefeitura, a adesão à implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) na cidade.

Ao mesmo tempo, ocorreu a assinatura do Plano de Trabalho do Siate Paranaguá pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.ª Regional de Saúde e Corpo de Bombeiros.

O passo resulta da adesão do Município de Paranaguá ao Termo de Cooperação Técnica n.º 135/2021, celebrado entre as Secretarias de Estado da Saúde e de Segurança.

Foto: Divulgação SESA/SIATE

Marcelo Roque destaca que o serviço retorna para somar esforços em prol da comunidade e que novas ambulâncias serão enviadas ao município. “O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já desempenha um papel fundamental, mas agora, o reforço do Siate do Corpo de Bombeiros retorna para somar esforços em prol da comunidade. Novas ambulâncias chegarão ao município para esses atendimentos. A Prefeitura de Paranaguá arcará também com os insumos para que esse serviço não pare e dê continuidade no trabalho de excelência que o Corpo de Bombeiros sempre realiza”, destaca o prefeito.

Segundo o comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos, a implantação do serviço reflete a importância que o Governo do Estado e a Prefeitura designam a toda a população. “O Siate é um serviço importante realizado pelo Corpo de Bombeiros que existe desde 1988 e que teve uma interrupção em Paranaguá e alguns outros municípios. O retorno traz uma segurança para toda a comunidade nas operações de emergências e também dos nossos bombeiros militares, polícias militares e pessoas que lidam com emergências. Isso reflete a importância que o Governo do Estado e a Prefeitura designam a toda essa população”, avalia o comandante do 8.º GB. 

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Carmem Cristina Moura dos Santos, destaca a abrangência da cooperação. “A expectativa da implantação do Siate no Litoral do Paraná é bastante grande e estamos com apoio do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para que o serviço seja implantado até o final do ano. Além de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná já assinaram o termo de adesão e Matinhos está na fase dos trâmites para assinatura”, disse Carmem.

Já a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, enfatiza o valor à comunidade desse retorno. “Os insumos e medicamentos serão fornecidos pelo Município, os recursos humanos e ambulância serão ofertados pelo Estado. É um retorno de um serviço importante que vem a somar aos outros que temos em Paranaguá em prol da população”, observa Lígia.

Além de representantes municipais e estaduais, participaram da reunião de assinatura, os vereadores Ezequias Rederd (Maré), Leite Júnior, Oziel Marques (o Mael) e Wellington Frandji.

A expectativa é que a implantação ocorra ainda em 2023.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

plugins premium WordPress