conecte-se conosco

Serviços

Fim do ano aumenta necessidade da doação de sangue no Hemepar Paranaguá

“Foi um ano difícil, com queda nas doações, face às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus”, disse Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá

Publicado

em

Fim do ano aumenta necessidade da doação de sangue no Hemepar Paranaguá

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com a proximidade do fim do ano, essa necessidade de doação de sangue aumenta no Hemepar, pois é um período que as pessoas viajam para descansar e antes não acabam realizando a doação. Outro fator é a temporada de verão que acaba atraindo muitos turistas para a região litorânea. “Com o aumento do fluxo de pessoas e veículos no litoral, aumentam os acidentes com veículos e domésticos, por isso a necessidade da doação de sangue neste período”, comentou Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá (UCT).

Neste mês, a unidade do Hemepar em Paranaguá normalizou o atendimento aos doadores de sangue, disponibilizando mais dias e horários para a coleta e transfusão. A sede funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O doador precisa agendar sua doação por meio dos telefones (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do órgão e prevenindo a Covid-19.

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, fez um breve balanço dos atendimentos neste ano de 2020. “O balanço que fazemos é que foi um ano difícil, com queda nas doações, face às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus”, disse.

Atendimento

O Hemepar Paranaguá elaborou um cronograma de atendimento para o período de Natal e Ano Novo. Os doadores voluntários poderão doar nos dias 21, 22 e 23 de dezembro e nos dias 28 e 29 de dezembro. O atendimento normaliza no dia 4 de janeiro de 2021 com o funcionamento do local de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Critérios

Para doar é preciso ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, falou sobre o ato de doação. “Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”, ressaltou.

Moura também evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Procure o Hemepar Paranaguá para se tornar um doador regular, independentemente de quem estiver precisando. Aproveitamos para convidar os cidadãos e cidadãs do litoral a nos procurar para agendar suas doações nos telefones. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, falou.

Serviço

Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com a proximidade do fim do ano, a necessidade de doação de sangue aumenta no Hemepar

Leia também: Asilo São Vicente de Paulo é decorado para o Natal

Em alta

plugins premium WordPress