O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) permanece fiscalizando a qualidade do serviço prestado e o tempo de travessia do ferry boat de Guaratuba durante a operação Verão Paraná – Viva a Vida, de dezembro a março.
O principal objetivo é reforçar a segurança dos usuários durante esse período de maior movimento na travessia, em que, devido ao grande número de turistas e viajantes no Litoral, o tempo de espera para cruzar a baía não pode ultrapassar os 22 minutos. Pelo mesmo motivo, ficam proibidos veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento nas embarcações, com exceção dos que fazem transporte coletivo de passageiros e prestadores de serviços públicos.
A travessia atualmente é feita por três ferry boats do DER/PR cedidos à operação, e dois conjuntos de balsa e rebocador disponibilizados pela própria concessionária. Está prevista a chegada de mais um conjunto de balsas e rebocador ainda durante esta temporada, a fim de proporcionar maior celeridade na operação.
Desde setembro o DER/PR conta com uma equipe específica para fiscalizar a travessia, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico por meio do Consórcio DSZ-Ferry. Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e vão apoiar o DER/PR visando garantir a prestação do serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários, seguindo fielmente o disposto em contrato.
Ao verificar qualquer fato gerador de descumprimento contratual, são aplicadas as devidas sanções, por meio de notificações, advertências e autos de infração.
Desde junho deste ano, os usuários do ferry boat de Guaratuba podem adquirir seus bilhetes para cruzar a baía utilizando cartão de débito. As máquinas que aceitam essa forma de pagamento eletrônico estão disponíveis em todas as bilheterias de ambos os lados da travessia. O pagamento em dinheiro continua sendo aceito.
Esta é uma das várias inovações e melhorias previstas na nova concessão, que preveem ainda a revitalização do pavimento, drenagem, iluminação e sinalização da área de concessão, implantação de ciclovias, além da reforma e adequação dos quatro atracadouros, incluindo rampas e flutuantes, já a partir deste primeiro ano de contrato.
Todas as obras na área de concessão deverão ser aprovadas previamente pelo DER/PR, que vai também acompanhar o seu andamento.
Fonte: DER/PR/AEN