conecte-se conosco

Serviços

Concessão do transporte coletivo não será renovada em Paranaguá

Prefeito ressalta que Programa Tarifa Zero será mantido

Publicado

em

Na manhã de segunda-feira, 27, a Prefeitura de Paranaguá realizou uma reunião com vereadores para anunciar novidades sobre o transporte público. Na ocasião, foi anunciado que não haverá renovação por mais quinze anos do contrato com a Viação Rocio, que realiza o transporte coletivo no município. A renovação foi assinada somente por mais um ano para que nesse período seja concluído um estudo na cidade necessário para a abertura do edital de licitação para contratação de nova empresa.

De acordo com a prefeitura, o contrato com a Viação Rocio terminaria no próximo mês. Quanto ao programa Tarifa Zero, que concedeu gratuidade no valor da passagem do transporte coletivo aos moradores da cidade, há cerca de um ano, será mantido. 

Segundo o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, uma empresa especializada foi contratada no ano passado para fazer um estudo de mobilidade urbana e transporte público no município.

“Ela que fará o edital de licitação para contratar uma nova concessão. Havia a possibilidade de renovar por mais 15 anos, mas isso não vai acontecer, queremos uma nova concessão. Não teve tempo hábil, devido à pandemia e a contratação da empresa, mas a gente espera que, no mais tardar no mês de maio já tenha o edital da concessão para que possamos licitar. Hoje, renovamos somente por mais um ano e, se a licitação ficar pronta, antes a gente interrompe e a nova empresa que ganhar a licitação vai dar o transporte que queremos de qualidade”, disse o prefeito.

O objetivo da decisão, de acordo com ele, é melhorar o serviço de transporte e corrigir algumas distorções da última licitação que dava mais obrigações para a prefeitura do que para a empresa. “Contratamos uma empresa que realmente vai fazer um edital e uma concessão com muita legalidade e transparência, abrindo um campo para várias empresas poderem participar. O Tarifa Zero já é referência em todo o País, mas queremos unir o útil ao agradável, esse é um ganho, mas queremos um transporte melhor ao nosso município. Nesse ano queremos um transporte público gratuito e de qualidade”, frisou o prefeito Marcelo.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, destacou que o Tarifa Zero será mantido mesmo após a nova licitação

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, reiterou que o programa Tarifa Zero será mantido mesmo após a nova licitação. “Temos atualmente um contrato antigo, de 15 anos, muitas coisas mudaram, a cidade teve um aumento no número de passageiros, por isso estamos com todo esse cuidado com um termo de referência e uma licitação transparente que atenda a população. Esse é o momento que a gente deve agregar nessa nova licitação tudo que possa trazer mais conforto a população”, destacou a secretária.

“Foi uma decisão muito acertada do prefeito, porque foi contratada uma empresa para fazer esse estudo para embasar o edital de licitação”, analisou a secretária de Governo Municipal e Ouvidoria Geral, Luciana Costa

A secretária de Governo Municipal e Ouvidoria Geral, Luciana Santos Costa, disse que essa foi a melhor decisão para a melhoria do serviço. “Foi uma decisão muito acertada do prefeito, porque foi contratada uma empresa para fazer esse estudo para embasar o edital de licitação que acontecerá para contratar a empresa que fará esse serviço público de transporte. Com certeza esse estudo vai viabilizar uma contratação mais eficaz com maiores benefícios para a população que são os usuários, é para eles que o serviço é feito e melhorado cada vez mais”, declarou Luciana.

Audiência pública

A secretária ressaltou que hoje são cerca de 700 mil giros de catraca e são beneficiados cerca de 320 mil passageiros ao mês com o programa Tarifa Zero. No dia 29 de março, será realizada uma audiência pública para ouvir as demandas desses usuários, que poderão dar sugestões e fazer reclamações sobre o transporte coletivo em Paranaguá.

Anúncio foi realizado após reunião com vereadores na manhã de segunda-feira, 27

Sobre o Tarifa Zero

O programa Tarifa Zero foi lançado oficialmente em 15 de março de 2022 e, desta forma, Paranaguá se tornou o primeiro município do Paraná a oferecer transporte público gratuito para a população. Com o início da operação, por meio do cadastro dos moradores e utilização de um cartão para o embarque, os mesmos deixaram de pagar a passagem, que era de R$ 3,70. 

Em alta

plugins premium WordPress