conecte-se conosco

Serviços

Com estoque em baixa, Hemepar Paranaguá precisa de doadores de sangue

Quem tomou vacina tem que aguardar sete dias para poder doar sangue

Publicado

em

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registra queda no número de doadores de sangue, principalmente neste período de maior movimentação no litoral do Paraná, que consequente eleva a demanda nos hospitais.  

A Assistente Social da Unidade, Nádia Cristina Tadra, explica que neste período de pandemia as doações baixaram, mas a demanda continua. “O Hemepar Paranaguá está precisando de doações. Com a pandemia, e algumas pessoas com a Covid-19, acabou limitando o número de doadores, principalmente os com sangue tipo O negativo, que está precisando muito em todo o estado. Pedimos que esses doadores venham”, destaca Nádia.

A assistente social explica quem pode fazer a doação de sangue. “Pode doar sangue quem está bem de saúde, de dezoito a sessenta e nove anos. Sendo que quem tiver de dezesseis e dezessete anos, tem que vir acompanhado do pai ou da mãe ou responsável. Também quem for doar, até sessenta e nove anos, tem que ter feito a primeira doação até sessenta anos. Quando for fazer a doação pode ligar para cá para fazer o agendamento no telefone (41) 3420-6663 que a gente orienta melhor. Lembrando que tem que vir bem alimentado, bem hidratado, trazer o documento de identidade original com foto”, disse Nádia, enfatizando que as regras mudaram com relação à Covid-19. “Quem tomou vacina tem que aguardar sete dias, mas quem teve a Covid e está completamente restabelecido, pode vir dez dias depois para fazer a doação”.

Ricardo José Nascimento Moura, Chefe da UCT/Paranaguá, reitera a importância de se doar sangue

Ricardo José Nascimento Moura, O chefe da UCT/Paranaguá destaca a importância de se doar sangue. “Quero ressaltar aqui a importância dos doadores nos procurarem para agendar sua doação. Pois nesse período de verão observamos queda nas doações com o aumento da demanda necessária de sangue face ao grande número de pessoas do nosso litoral, consequentemente o aumento de acidentes de trânsito, domésticos e violência urbana. A doação de sangue como já temos falado por várias vezes é um ato de amor. A gente precisa manter os nossos estoques, porque a necessidade do sangue não tira férias. O cidadão tira férias, ele trabalha o ano inteiro e tem direito a férias, e a gente observa realmente e principalmente o sangue O, e hoje nós estamos precisando muito do sangue”, enfatiza o chefe da Unidade, enfatizando que a unidade conta com toda assepsia. “Desde a entrada na recepção, o distanciamento, álcool em gel, os servidores estão com máscaras, então pode vir tranquilamente fazer sua doação de sangue que estamos aqui para bem recebê-los, e deixo aqui o apelo para que todos os doadores venham nos procurar, e antecipadamente agradecemos, o nosso muito obrigado”, enfatiza Ricardo Moura.

Serviço

Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663.

O Hemepar Paranaguá funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Continuar lendo
Publicidade