Na manhã da quinta-feira, 29, ocorreu um simulado prático de colisão entre um trem, um ônibus e um veículo de passeio, envolvendo 28 vítimas em diferentes níveis de gravidade, bem como de vazamento de combustível. A atividade aconteceu no entroncamento da Avenida Coronel José Lobo com a rua Soares Gomes, na região portuária de Paranaguá, algo que ocasionou a interdição temporária no cruzamento das Avenidas Ayrton Senna da Silva e José Lobo. Com o apoio da Portos do Paraná, a ação foi realizada pelo 8.º Grupamento de Bombeiros, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Litoral), RUMO Logística, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, AMBIPAR e Polícia Militar do Paraná (PMPR).
O objetivo da ação foi testar e aprimorar a resposta dos órgãos de emergência a um cenário de crise envolvendo o modal ferroviário, com foco em ações de resgate, atendimento pré-hospitalar, triagem, comunicação entre equipes e contenção de riscos. A atividade seguiu os protocolos do Sistema de Comando em Incidentes (SCI) e o método de triagem START.
GCM
A superintendente de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá, Gisele Tavares, destaca a importância da iniciativa e explica como o exercício contribui para a melhoria do atendimento às vítimas em casos reais.
“É uma simulação de um sinistro, onde as forças, tanto bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, SAMU, ambulâncias do OGMO e do Porto, vão testar qual é o seu tempo de reação para atender os acidentados”, frisa.

A ação ocorre também dentro do Maio Amarelo. “Esta é uma campanha mundial para prevenção, mas também é bom para que possamos estudar para melhorar o atendimento em caso se acontecer algum sinistro grave. Como a simulação é com um número elevado de vítimas, então a gente reuniu várias forças juntamente com o Hospital Regional do Litoral (HRL) que vai estar atendendo essas vítimas, para que possamos verificar o quesito tempo, quanto tempo vai sair o paciente daqui até o hospital para atendimento”, explica.
Portos do Paraná
Segundo Felipe Zacharias, especialista em Saúde e Segurança do Trabalho do Porto de Paranaguá, a realização do simulado tem justamente o objetivo de testar e ensaiar eventuais problemas que possam ocorrer durante um possível atendimento, para que as equipes estejam preparadas e possam corrigir qualquer falha. “O cronograma de execução desses simulados é definido pelo corpo de bombeiros e é coordenado pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a RUMO. O último simulado que aconteceu faz alguns anos. Nós, enquanto Portos do Paraná, eu também sou coordenador do PAN, nós temos um cronograma de cinco simulados do PAN por ano. Então a base, a cada dois meses temos um”, frisa.

“Temos mais um cronograma da Portos do Paraná em específico que temos um ou dois simulados por mês também. Nós, como Portos do Paraná, nós vimos num suporte, também como plano de ajuda mútua, as empresas da comunidade portuária, para, se necessário, prestar esse serviço, esse atendimento, esse simulado”, afirma Felipe.
8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros
O capitão Everton Soares de Oliveira, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, falou sobre o planejamento do simulado de acidente. Para ele, a integração das equipes vai melhorar de forma significativa toda comunidade.
“O simulado a gente está planejando há algum tempo atrás. Esse simulado nada mais é do que a integração de várias equipes. Lembrando que as ocorrências do Corpo de Bombeiros, SAMU,, atendem todos os dias, mas quando acontece a integração desses órgãos, esses atendimentos vão melhorar e muito para a comunidade de Paranaguá”, disse.

Além disso, o capitão Everton destacou a importância do Maio Amarelo, mês voltado a conscientização da população sobre a segurança no trânsito. “O Maio Amarelo é um mês onde nós preocupamos em divulgar referente a acidente de trânsito, mas essa preocupação não pode ser apenas no mês de maio tem que ser realmente diariamente. Nós condutores, nós que fazemos parte do trânsito, o mais importante é consciência, respeito mútuo, todos que tiverem esse entendimento com respeito às leis de trânsito, desta forma, com certeza os acidentes de trânsito irão diminuir de uma forma geral”, finaliza.
Confira mais fotos da simulação:












