O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares, em entrevista ao Jornal Folha do Litoral News, destacou os investimentos realizados no litoral do Paraná, a redução do número de roubos e as operações já aplicadas na região durante este ano. O secretário salientou ainda os preparativos para a Operação Verão.
Ele afirmou que por meio de planejamento estratégico e integração entre as forças de segurança estaduais, a secretaria tem promovido diversas operações policiais no litoral do Paraná.
“São ações preventivas e ostensivas da Polícia Militar, as quais são baseadas no georreferencial e nas estatísticas criminais. Em complemento ao trabalho ostensivo da PM, a Polícia Civil também tem desencadeado ações, aliadas à celeridade nas investigações, contribuindo para a redução de diversos crimes no litoral do Estado”, disse o Coronel Marinho.
Segundo ele, essas ações possibilitaram à 3.ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que contempla todo o litoral do Estado, a redução de 37,34% nas ocorrências de roubos e redução de 11,64% nos furtos, além de diminuição em outros crimes, no primeiro semestre de 2021.
Operações no litoral
Entre as operações recentes no litoral do Paraná, destaca-se a Operação Narco Brasil, realizada em junho deste ano. A Polícia Militar e o Ministério da Justiça e Segurança Pública desencadearam a operação com o objetivo combater o crime organizado no litoral do Estado. Houve bloqueios de trânsito, reforço de policiamento ostensivo e o desmantelamento de “bocas de fumo”.
Já a Operação Maré Alta foi realizada em setembro, por meio de integração entre a PM e a Guarda Civil Municipal de Paranaguá. A operação teve o intuito de ampliar o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas na região, principalmente em Paranaguá. Durante os trabalhos foi implementado um Gabinete de Gestão Institucional, para agilizar a integração das forças de segurança atuantes na operação.
Em abril deste ano, a Operação Rio II foi desencadeada pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar, em conjunto com o 9.º Batalhão da PM, resultando na desarticulação de um grupo criminoso responsável pela venda de drogas em Paranaguá e demais municípios do Litoral paranaense em abril deste ano. Além de atuarem no Paraná, os criminosos tinham duas bases de tráfico em Balneário Camboriú e Penha, em Santa Catarina. Ao todo, oito pessoas foram presas e três armas de fogo foram apreendidas.
De acordo com o secretário, a Sesp também está sempre estudando novas possibilidades, com o apoio do Governo do Estado, para a ampliação de estrutura e investimentos na área de segurança pública para atender da melhor forma o cidadão.
Ampliação do efetivo
Para ampliação do quadro de efetivo, no dia 13 de junho de 2021 foi realizada a prova da Polícia Militar do Paraná para o preenchimento de 2,4 mil vagas, sendo duas mil para policiais militares e 400 para bombeiros militares. Neste momento eles estão passando pela segunda etapa de seleção, a primeira foi composta por 60 questões objetivas e uma discursiva (redação). Após a formação, os profissionais serão distribuídos em todo Estado, conforme a necessidade da época.
Também está em andamento o concurso da Polícia Civil do Paraná, o qual possibilitará o preenchimento de 400 vagas, sendo 50 para delegados, 300 para investigadores e outras 50 para papiloscopistas. A aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos foi no dia 03 de outubro de 2021; e para o dia 12 de dezembro de 2021, estão previstas as provas de conhecimento específico para as vagas de delegado de polícia.
“Além de efetivo, a Sesp também tem buscado investimentos para a construção de obras, o que possibilita melhor atendimento à população. Uma destas ações para o litoral do Estado foi a inauguração da Delegacia Cidadã de Paranaguá, em janeiro de 2020, a qual reúne diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços para a população, além de possibilitar atendimento mais humanizados para o público em geral e vítimas de crimes, com espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores. A Delegacia Cidadã de Paranaguá é do padrão III na classificação estadual, com três pisos e cerca de 6,8 mil metros quadrados”, destacou o secretário.
Operação Verão
A Sesp informou ainda que o planejamento para a Operação Verão 2021/2022 está em fase de tratativas, com reuniões entre os representantes das instituições envolvidas para fazer os ajustes necessários para que possam estar preparados e presentes.
“Tanto no litoral quanto nas praias de água doce no interior do Estado, que também possuem grande demanda de turistas, com o objetivo de atender a população da melhor forma possível. A Sesp está atenta às questões e vai comparecer ao litoral, por meio das forças, para proporcionar maior sensação de segurança, tanto aos banhistas, com ampliação de efetivo de guarda-vidas quanto de policiamento, com estrutura em terra, na água e aérea para prestar todo suporte necessário”, salientou o secretário.