conecte-se conosco

Segurança

Ricardo Tadeu Kusch passa a ser o nome da Academia de Formação da GCM em Paranaguá

Ato foi homenagem ao falecido Guarda Municipal de São José dos Pinhais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), realizou na manhã da terça-feira, 23, uma homenagem póstuma ao Guarda Civil Municipal (GCM), Ricardo Tadeu Kusch, grande defensor das GCM´s em todo o País, ministrando cursos inclusive no Exterior. Ele, que era secretário de Segurança de São José dos Pinhais, faleceu em março de 2022 vítima de um assalto em São Paulo. A partir de agora, Ricardo Tadeu Kusch será o nome da Academia de Formação, Ensino e Capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá, entidade que inclusive Kush colaborou de forma direta e gratuita para que se tornasse uma realidade no município. 

“O Kusch era uma pessoa que eu conhecia muito, uma pessoa vibradora que incentivava a segurança pública, principalmente no município de São José dos Pinhais. Ele tinha uma parceria conosco, aqui nessa Academia que hoje leva o nome dele, uma homenagem singela. Infelizmente em uma tragédia ele nos deixou, mas deixou um legado importante não só em São José dos Pinhais, mas em todo o Paraná. Uma pessoa querida por todos, que realizou uma parceria com o nosso município e nossos guardas municipais. Hoje, a nossa academia, que já é uma referência no Paraná, já formou outras Guardas de outros municípios, leva o nome de Ricardo Tadeu Kusch, uma pessoa que se dedicou à segurança pública do Paraná”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

Atuação e legado

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, ressalta que a homenagem é o mínimo que poderia ser feito em memória ao seu legado feito pela Semseg e GCM. “O Ricardo Tadeu Kusch foi um grande amigo, secretário de Segurança em São José dos Pinhais, o qual perdeu sua vida em um roubo em São Paulo onde foi trocar o seu visto para sair do Brasil, para adquirir conhecimentos e trazê-los ao Brasil para melhoria da segurança pública, tanto em São José dos Pinhais, quanto em Paranaguá, até porque nós tínhamos uma parceria muito forte”, informa, destacando que Kusch marcou o seu legado com trabalho, honestidade e transparência. “Hoje a Academia levando o nome do Ricardo vem de encontro a isso. Foi um profissional espetacular dentro da segurança pública que tinha muito o que fazer em defesa da sociedade”, frisa.

“Hoje, 23 de agosto de 2022, ele estaria completando 45 anos. Um jovem, com uma perspectiva muito grande dentro da segurança pública. Agradecendo ao prefeito Marcelo Roque e ao comandante da GCM de Paranaguá, é uma satisfação ver eles terem concordado em dar este nome à Academia, que já uma referência, mas que agora, todos ao entrarem, saberão quem foi Ricardo Tadeu Kusch na segurança pública do Paraná”, reforça João Carlos Silva. 

Ricardo Tadeu Kusch faleceu vítima de assalto em São Paulo em março deste ano. Ele atuou em prol da instalação da Academia de Formação da GCM em Paranaguá e segurança pública paranaense (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Divulgação)

Segundo o comandante da GCM de Paranaguá, Leonidas Martins, Kusch foi extremamente atuante em prol da Academia da GCM em Paranaguá e para que avanços na corporação e na segurança pública do município ocorressem nos últimos anos. “O Kusch deu o sangue por nossa instituição e pela dele. Por diversas vezes deixou a família para estar conosco, auxiliando na formação. Só temos a agradecer pela dedicação e seguirmos seu legado”, destaca.

Família

O Guarda Civil Municipal, Fábio Ceccon, que atua em Paranaguá e é irmão de Ricardo Kusch, agradeceu ao reconhecimento e homenagem a ele. “Ficamos felizes com esta homenagem, a família toda, só eu pude vir representá-los, minha mãe está idosa e meu pai é falecido. A gente recebe esta homenagem com muito orgulho e felicidade, ainda mais na data especial de hoje em que meu irmão estaria completando 45 anos. Isso relembra o legado dele, ameniza a dor também”, afirma, destacando que o irmão, que tinha um ano a mais que ele, era um guerreiro. 

Sobre o homenageado

Nascido em Curitiba no dia 23 de agosto de 1977, Ricardo Tadeu Kusch era Guarda Civil Municipal em São José dos Pinhais e ocupava o cargo de secretário municipal de Segurança do município. Ele era apoiador de Guardas Municipais no Paraná e no Brasil, sendo estudioso e defensor da segurança pública, tendo ministrado cursos não somente no País, como também no Canadá, Itália, Estados Unidos e Argentina. 

“Em Paranaguá, foi essencial para a criação da Academia da Guarda Civil, vindo à Cidade Mãe do Paraná diversas vezes, sem nenhum tipo de gratificação, para auxiliar no desenvolvimento e nas atividades de formação”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá. 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Em alta

plugins premium WordPress