A Polícia Civil do Paraná (PCPR) instalou uma Central de Flagrantes por videoconferência para atendimento de ocorrências no Litoral durante Operação Verão Paraná – Viva a Vida. A iniciativa otimiza a utilização do efetivo policial, liberando as equipes das delegacias para se dedicarem totalmente às investigações criminais.
A estrutura, que funciona dentro da Delegacia em Matinhos, atende casos ocorridos em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes. A equipe de plantão na Central de Flagrantes ficará responsável por lavrar os flagrantes da própria cidade e das demais.
As forças policiais, quando prenderem alguém em flagrante, conduzem o suspeito para a delegacia da respectiva comarca. Assim, se a pessoa foi presa em Pontal do Paraná, esta será apresentada na delegacia naquela cidade. Então, por videoconferência, o flagrante será lavrado pela equipe especializada da Central de Flagrantes que fica em Matinhos.
A tecnologia empregada e a atuação de policiais civis especializados trazem mais velocidade ao atendimento de flagrantes. Isto traz mais segurança para o Litoral, pois as equipes de todas as forças policiais passam menos tempo nas delegacias, podendo estar nas ruas combatendo a criminalidade.
As equipes que atuam na Central de Flagrantes são formadas por dois delegados, quatro escrivães e um investigador. Os servidores trabalham em escalas de 24 horas de serviço, por 72 horas de descanso. O serviço especializado será mantido durante toda a Operação Verão Paraná – Viva a Vida.
Fonte: AEN