A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu na segunda-feira, 16, em Matinhos, no Litoral, uma reunião de abertura com os policiais civis que atuarão no Verão Maior Paraná, com objetivo de reforçar a capacitação dos agentes, além de dar orientações gerais sobre o trabalho a ser realizado na temporada, que se estenderá até 9 de março de 2025.
“Estamos reforçando todas as unidades, desde Antonina, Morretes, Guaratuba, Matinhos até Pontal do Paraná, com mais de 500 policiais civis, focados na segurança e nas investigações”, explicou o delegado Getúlio de Morais Vargas, coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR. “Nossos policiais, que já foram muito diligentes, realizaram quatro prisões em flagrante desde sábado, além de diversos atendimentos, inclusive em locais de crime”, destacou.
Os policiais civis serão incorporados ao efetivo regular no Litoral e na Costa Noroeste do Estado. Delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas atuarão nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes, no Litoral, além de Porto Rico, no Noroeste.
O delegado e coordenador operacional do Verão Maior Paraná pela PCPR, Rodrigo Brown, disse que a Polícia Civil terá equipes reforçando os plantões das unidades e intensificando a investigação.
“Teremos mais equipes para que possamos dar resposta tanto para o trabalho da Polícia Militar, que se intensifica nesse período, como também na parte da solução dos crimes, na instrução dos procedimentos de polícia judiciária, na identificação e prisão de pessoas envolvidas com atos ilícitos”, afirmou.
CAPACITAÇÃO
A PCPR realizou curso de padronização dos procedimentos policiais para os servidores que atuarão no Verão Maior Paraná 2024/2025. A capacitação foi dividida em quatro edições, e a participação foi obrigatória para todos os agentes que atuarão na temporada.
Entre as disciplinas ministradas estavam relacionamento com a imprensa, atendimento ao público, procedimentos em centrais de flagrantes, custódia de presos, manuseio de armamento e tiro, operações policiais, uso do sistema de Protocolo e Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos (PPJE) e elaboração de boletins de ocorrência. Essas instruções visam garantir uma atuação eficiente e coordenada, promovendo a segurança e o atendimento adequado às necessidades da população.
A atualização nos Procedimentos Eletrônicos de Polícia Judiciária e palestras com representantes da Polícia Militar, da Polícia Científica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal também fizeram parte do curso de padronização.
A PCPR atuará com a missão de contribuir para a segurança no Litoral. Serão desenvolvidas atividades de investigação criminal, polícia judiciária, orientações à população, perícias papiloscópicas e policiamento velado e especializado.
VERÃO MAIOR PARANÁ
Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: AEN
Fotos: Gabrielle Sversut/SESP