Connect with us

Segurança

BPMOA apoia fiscalização às medidas sanitárias nas praias do litoral do Paraná

BPMOA esteve presente no feriado no litoral para policiamento ostensivo, salvamento e transporte aeromédico (Foto: BPMOA)

Publicado

em

BPMOA

Secretários de saúde de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná sobrevoaram as praias durante o último feriado

No feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira, 12, milhares de pessoas se dirigiram aos municípios que concentram as principais praias do Paraná: Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), tenente-coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos, focando a fiscalização das medidas sanitárias em virtude da pandemia da Covid-19, um helicóptero da corporação esteve na região e possibilitou aos secretários de Saúde dos três municípios um voo nas praias e possíveis pontos de aglomeração de pessoas. 

“O BPMOA esteve presente com o helicóptero neste feriado no litoral paranaense por uma orientação do comando da Polícia Militar para reforçar o policiamento ostensivo e para reforçar a parte de salvamento, caso houvesse, ou mesmo de um transporte aeromédico, se fosse necessário”, afirma o comandante Pucci. 

Segundo o comandante, em contato com o diretor da 1.ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), José Carlos de Abreu, responsável por gerir o setor no litoral, surgiu a ideia de fazer um voo com os secretários municipais de Saúde de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, que concentram as praias da região. “O objetivo é fazer com que cada autoridade de saúde do seu município pudesse ter uma visão mais ampla através do helicóptero de como estava o movimento em sua faixa litorânea e para ver os níveis de aglomeração”, acrescenta. 

O tenente-coronel ressaltou também que houve a preocupação de verificar se as medidas sanitárias adotadas por cada município estavam de acordo com a realidade. “O objetivo também foi planejar futuras ações nos próximos fins de semana e feriados. Então o grande objetivo foi esse, de o Estado deixar à disposição das autoridades municipais de saúde a possibilidade de fazer um voo em suas faixas litorâneas e verificar, ter um panorama, da situação atual e ter um norte para o planejamento futuro”, afirma Pucci.

“A parceria com os municípios do litoral é fundamental para o BPMOA, porque em todas as edições da Operação Verão nós estamos presentes no litoral. Estreitar este vínculo de relacionamento é muito importante, principalmente com a cidade de Matinhos, através do prefeito e secretário de Saúde, visto que é a sede da base do BPMOA no litoral. Isso facilita ações, abrevia democracia e quem ganha é o povo do litoral, assim como as pessoas que vêm veranear no nosso litoral”, afirma o tenente-coronel. 

Segurança e saúde

“A parceria com os municípios do litoral é fundamental para o BPMOA”, afirma o comandante do BPMOA, tenente-coronel Pucci (Foto: Arquivo)

A presença do BPMOA no litoral e em todo o Paraná reforça ações em prol da segurança e da saúde dos cidadãos. Na região, o batalhão marca presença sempre que possível, porém intensifica presença nos fins de semana e feriados pré e pós-Operação Verão. “O foco é estarmos presentes no litoral com a aeronave para dar este suporte policial, de resgate e aeromédico. É muito importante esta presença, pois, além de dar uma sensação de segurança aos veranistas, também dá uma tranquilidade aos nossos comandantes da segurança pública, tanto o comandante do batalhão de Paranaguá, que é o Major Romão, quanto o Major Emmanuel, do Grupamento de Bombeiros. Cada vez mais a gente tem incentivado e fortalecido esta presença”, explica.

“Muito do fortalecimento da presença é pelo fato de que na época em que nós éramos tenentes e capitães e que estávamos na ponta da linha no litoral trabalhando fora da temporada, sentíamos a falta da presença um pouquinho mais forte da aeronave nesses períodos fora da Operação Verão. Realmente a gente tem dado uma atenção e, esperamos, caso haja a disponibilidade de aeronave, seguirmos em frente com este planejamento para os dois feriados de novembro que já estão no nosso radar”, afirma o comandante do BPMOA.

Operação Verão 2020-2021

Segundo o tenente-coronel Pucci, a próxima temporada de verão no litoral possui incertezas com relação à pandemia, entretanto o BPMOA está preparado para atuar em qualquer circunstância. “Acredito que ela seja uma incógnita para todos. Toda esta questão da pandemia é uma coisa nova, cada dia são medidas novas, mas nós estamos prontos, estamos nos planejando. Estaremos presentes tão empenhados quanto estávamos no ano passado, inclusive com os voos noturnos nos fins de semana e feriados, com equipe médica à disposição, e ainda ampliando a questão do voo noturno e a questão de estar presente 24 horas nos fins de semana, estaremos também com um local de pouso em Ipanema”, salienta.

A presença do BPMOA no litoral e em todo o Paraná reforça ações em prol da segurança e da saúde dos cidadãos (Foto: BPMOA)

Novo local de pouso

Sobre o novo local de pouso no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná, o comandante ressalta que a área é próxima à praia. “É um local de pouso excelente, lógico que precisamos adequar alguns detalhes. Nós estaremos desta forma atendendo Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná nos voos noturnos. Nosso planejamento está a todo vapor, esperamos uma operação movimentada, estamos planejados e preparados para isso, e acredito, sou otimista, que teremos uma Operação Verão ainda melhor. Não é fácil, pois o nível da Operação Verão do ano passado foi muito elevado em termos de segurança pública, esperamos que este ano a gente possa prestar um serviço ainda maior e de melhor qualidade”, finaliza.