Segurança

Paranaguá já contabiliza 33 homicídios em 2021

Número alto de mortes violentas chama a atenção de autoridades policiais

O feriado prolongado de Páscoa foi marcado pelo número alto de homicídios em Paranaguá. A “Cidade Mãe” do Paraná registrou quatro mortes violentas entre sexta-feira e domingo, dias 2 a 4 de abril, e movimentou o setor policial. Além dos crimes de homicídios, outras quatro tentativas de homicídios foram atendidas pelas equipes de segurança na cidade, os casos aconteceram na Ilha dos Valadares, Padre Jackson e Vila São Jorge.

Em todos os casos de tentativas de homicídios, os indivíduos usaram arma de fogo para o cometimento do crime. As vítimas baleadas foram atendidas no local e posteriormente encaminhadas para a emergência do Hospital Regional do Litoral (HRL) para atendimento médico. Ninguém corre risco de vida.

Ao todo, são 33 crimes de homicídios ocorridos em Paranaguá em 2021. Deste total, foram seis casos em janeiro, aumentando para sete em fevereiro

Ao todo, são 33 crimes de homicídios ocorridos em Paranaguá em 2021. Deste total, foram seis casos em janeiro, aumentando para sete em fevereiro, subiu significativamente para 16 em março e, nestes primeiros dias do mês de abril já foram contabilizados quatro homicídios em Paranaguá.

“A grande maioria dos homicídios registrados aqui em Paranaguá tem envolvimento com o tráfico de drogas. A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PMPR) e a Polícia Civil (PCPR) não têm bola de cristal para adivinhar em que momento uma facção ou outra vão se atacar”, comentou o secretário de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva.

O mês de março foi marcado por um alto número de mortes violentas em Paranaguá, foram 16 casos no total, o que acaba chamando a atenção das autoridades policiais e, também, da própria população, já que a maioria dos crimes aconteceu em áreas residenciais.

Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que nos três primeiros meses do ano passado foram registrados 18 crimes de homicídio doloso

Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que nos três primeiros meses do ano passado foram registrados 18 crimes de homicídio doloso, sendo cinco em janeiro, nove em fevereiro e quatro em março. Apesar da pandemia do novo Coronavírus, este número quase dobrou em 2021, chegando a registrar 29 homicídios entre janeiro e março.

O total de homicídios nestes três primeiros meses do ano em Paranaguá é 61% maior que o mesmo período em 2020.

De acordo com o Segurança municipal de Segurança, João Carlos Silva, é preciso reforçar o efetivo em Paranaguá para tentar combater a criminalidade

De acordo com o Segurança municipal de Segurança, João Carlos Silva, é preciso reforçar o efetivo em Paranaguá para tentar combater a criminalidade. “Hoje a GCM tem um número superior a Polícia Militar. Há quanto tempo que não abre um concurso público para que Paranaguá possa suprir as demandas com mais policiais militares. Além disso, nós temos que investir em tecnologia, a Guarda Civil Municipal investiu mais de R$ 25 milhões em quatro anos, com capacitação, viaturas e equipamento de proteção individual”, reforçou.

O secretário João Carlos, em conjunto com as equipes da Polícia Civil de Paranaguá, pretende marcar uma reunião de trabalho com o Coronel Rômulo Marinho Soares, secretário da Segurança Pública do Paraná, para ser pensado em um plano de ação na cidade no tocante ao alto índice da criminalidade.

Ao todo, foram 48 homicídios no litoral do Paraná até o dia 6 de abril de 2021. Os casos estão sendo investigados pelas equipes da Polícia Civil, as quais estão atuando na região em conjunto com as demais forças de segurança.

Ao todo, foram 48 homicídios no litoral do Paraná até o dia 6 de abril de 2021. Os casos estão sendo investigados pelas equipes da Polícia Civil, as quais estão atuando na região em conjunto com as demais forças de segurança.

Leia também: Forças de segurança dispersam 291 aglomerações no feriado da Páscoa

Você também poderá gostar

Paranaguá já contabiliza 33 homicídios em 2021

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.