Na segunda-feira, 17, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) fez um balanço positivo da Operação Sinergia II, realizada no litoral do Paraná, com foco na intensificação do policiamento ostensivo em áreas de alto índice criminal, bem como grande fluxo de pedestres e veículos. Ao todo, 244 abordagens foram realizadas, com prisões feitas por tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo agravado, com dezenas de pontos comerciais e veículos vistoriados pelas equipes da PMPR.
De acordo com a PMPR, a Operação Sinergia II foi lançada na quinta-feira, 13. “A abertura dos trabalhos aconteceu na sede do Batalhão do Litoral, no bairro Vila São Vicente, e contou com a presença do Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Paulo Henrique Semmer, do Comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), Tenente-Coronel Hélio José Hornung, e do Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Tenente-Coronel Durval Tavares Junior”, explica a PMPR.
Segundo a assessoria, a Operação Sinergia II foi planejada visando intensificar o policiamento ostensivo, tanto preventivo quanto repressivo, em locais com altos índices criminais e grande fluxo de veículos e pedestres, entre eles avenidas e centros comerciais. “A ação durou três dias e atendeu a quase 300 mil moradores da região litorânea, em uma ação integrada entre o efetivo do 9º BPM (ROTAM, Patrulha Costeira, Patrulha Rural, Patrulha Comercial, RPA e PCS) e as equipes especializadas Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e das Guardas Civis Municipais de Paranaguá e Matinhos”, detalha a PM.
“No decurso da ação, que acabou no início da madrugada de domingo,16, dezenas de veículos e pontos comerciais foram vistoriados. Ao todo, 244 pessoas foram abordadas e, em situações distintas, além dos encaminhamentos pelo cometimento de delitos de menor potencial ofensivo (tal como porte de droga para consumo pessoal), um adolescente foi apreendido e dois adultos foram presos por tráfico de drogas, nos municípios de Paranaguá, Matinhos e Morretes, e três homens foram presos por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo agravado, em Paranaguá”, ressalta a Polícia Militar.
De acordo com a PMPR, a operação teve ações de patrulhamento terrestre e aquático, assim como bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturações em áreas de alto risco, abordagens policiais e fiscalização a veículos e pedestres que transitavam pelas principais vias, entre elas rodovias, vias urbanas e estradas rurais. Outro foco foi a atuação em eixos comerciais do litoral, “fortalecendo a presença da PMPR, a fim de desestimular e prevenir ações criminosas de qualquer natureza, em defesa da população”, finaliza a assessoria.
Com informações da PMPR