Polícia Militar dá orientações para cuidados que devem ser tomados por cidadãos para evitar roubos e golpes durante as compras natalinas
A Polícia Militar iniciou em todo o Estado a Operação Natal 2018, com o objetivo de reforço das atividades de policiamento preventivo em pontos estratégicos em todas as regiões paranaenses, devido à maior circulação de dinheiro e de compras nos centros comerciais para as festas natalinas e de Ano-Novo. Já nesta primeira semana da ação foi possível perceber um policiamento mais intenso no centro de Paranaguá, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, o 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM) concede orientações simples aos consumidores para que evitem a incidência de roubos, furtos e estelionato na circulação em lojas, bancos e estabelecimentos neste final de 2018.
A operação, que começou no dia 30 de novembro, prossegue até o dia 24 de dezembro. “Nós trabalhamos com turnos, usualmente das 9 às 23 horas, e para esses turnos de serviço nós temos um acréscimo de 20% em termos de atividade, lembrando que este é o efetivo administrativo que deixa suas atividades (em seus setores) para atender à demanda exigida por este período”, destaca o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias.
Em Paranaguá, principal centro comercial do litoral, é possível perceber em pontos centrais do Centro Histórico a presença de policiais militares e da Guarda Civil Municipal (GCM), algo que dá mais tranquilidade aos cidadãos para as compras de Natal.
DICAS PARA EVITAR FURTOS E ESTELIONATO
Segundo o 9.º BPM, orientações importantes podem evitar que o cidadão seja vítima de furto, roubo ou estelionato neste final de ano, quando o pagamento do 13.º salário gera grande circulação de dinheiro e aumenta o movimento de compras no centro de Paranaguá. Segundo a PM, os cidadãos precisam estar atentos neste período de compras de final de ano, não devendo deixar expostos objetos de valor dentro de veículos ou quando estão caminhando pelo centro e comércio, bem como colocando cadeado em bicicletas e ficando atento aos veículos estacionados. Os crimes de furto ou roubo podem ser incentivados caso o cidadão facilite, como, no caso de deixar bens de valor à mostra, ou na contagem de dinheiro em meio ao público.
Segundo a autoridade estadual, um dos bens mais visados para roubo é o celular, item eletrônico que o cidadão deve tomar cuidado ao mexer em público. Além disso, os criminosos possuem “olho clínico” para identificar qual item é de mais valor e agir para roubá-lo.
GOLPES EM ALTA NA PRAÇA
Este período do ano é um dos preferidos para estelionatários agirem em centros comerciais. Segundo a PM, é necessário que o cidadão não acredite na possibilidade de adquirir dinheiro fácil por meio de bilhete premiado e outros tipos de golpe que ocorrem constantemente em Paranaguá e em todo o Brasil. Assim que perceber que pode estar sendo vítima de estelionato, a pessoa deve imediatamente acionar a PM ou GCM nas ruas, ou então pelo telefone 190. A dica é suspeitar constantemente e denunciar assim que qualquer indivíduo oferecer oportunidade de dinheiro fácil.