Na última semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá prosseguiu com o estágio para a nova turma da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) 2025 para atuação na segurança pública municipal de Paranaguá. Entre as capacitações do último dia, os agentes passaram por treinamento de defesa pessoal, salvamento aquático, bem como aplicação da Lei Maria da Penha. As instruções são essenciais para que a GCM e a ROMU siga atuando com excelência e comprometimento em prol da população parnanguara.
Segundo a GCM, na quarta-feira, 15, os agentes receberam instruções da guarda civil municipal Márcia Garcia em torno de temas cruciais no combate à violência doméstica, com foco na Lei Maria da Penha. “Durante a capacitação, foram discutidos temas como o ciclo de violência, relacionamentos abusivos e os procedimentos corretos a serem seguidos em casos de violência doméstica. A GCM Márcia Garcia também destacou a importância da atuação da Patrulha Maria da Penha, um trabalho essencial realizado pela GCM de Paranaguá para garantir a segurança e o apoio às vítimas”, completa.
“Essa formação é fundamental para garantir que nossos agentes estejam não apenas preparados para identificar e responder a situações de violência, mas também capacitados a oferecer o acolhimento e os encaminhamentos adequados às vítimas. O fortalecimento desse conhecimento é um passo importante para a construção de um ambiente mais seguro e justo para todos. Estamos comprometidos em investir na formação contínua de nossos profissionais para que possam desempenhar suas funções com cada vez mais competência e sensibilidade”, informa a Guarda Civil Municipal.
Defesa pessoal
Na segunda-feira, 13, os agentes da GCM do estágio da ROMU com foco em aprimorar suas habilidades e garantir uma atuação ainda mais eficaz nas ruas, passaram pela manhã por instruções de defesa pessoal. “A atividade, que visa fortalecer a capacidade de enfrentamento em situações adversas, é uma das muitas etapas do estágio, preparado para capacitar os agentes em diversas áreas de atuação”, completa.
Salvamento aquático
Outro foco da GCM foi ministrar instruções aos agentes em estágio da ROMU em torno do Conhecimento Básico de Salvamento Aquático, Natação Utilitária e Meios de Fortuna para o Salvamento Aquático. “O treinamento é essencial para garantir a segurança em situações de emergência, especialmente no litoral do Paraná, onde o turismo e as áreas costeiras demandam preparo técnico e agilidade dos agentes”, complementa.
“O último curso de operador tático havia sido realizada em 2017, quando foi promovido o COT – Curso de Operações Táticas. Agora, com o estágio ROMU de 2025, os agentes têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e fortalecer suas habilidades no resgate e salvamento, complementando suas competências operacionais. Esses investimentos em qualificação são fundamentais para que a GCM continue desempenhando seu papel com excelência e comprometimento. Parabéns a todos os envolvidos por essa iniciativa em prol da segurança e do preparo da nossa cidade”, finaliza a GCM.
Segundo a assessoria, o lema é “Guarda Civil Municipal, juntos por uma cidade mais segura”. O telefone da GCM é o (41) 3721-1846.
Com informações da GCM