Roubos e furtos de veículos são problemas constantes na vida de motoristas de Paranaguá e do litoral do Paraná. Entretanto, há várias dicas a serem seguidas que podem reduzir as chances deste tipo de crime ocorrer, entre elas o fato do condutor estacionar sua motocicleta ou carro em locais iluminados e seguros, dispositivos de segurança como o alarme e as travas elétricas, evitar deixar objetos de valor à mostra no interior do veículo, entre outros itens.
A proximidade do verão 2018/2019, que gera o aumento positivo de turistas na região, infelizmente também ocasiona a vinda de pessoas mal-intencionadas para os municípios litorâneos, algo que incide uma atenção maior ainda por parte dos condutores e proprietários de veículos.
Segundo o comandante do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM), tenente-coronel Rui Noé Barroso, cuidados básicos com os veículos são importantes. "No verão, juntamente com a população de bem também descem ao litoral oportunistas que se aproveitam dos descuidos e furtam objetos muitas vezes para trocar por drogas e fazer dinheiro fácil, trazendo prejuízo para as famílias”, alerta.
De acordo com a PM, vários cuidados podem reduzir as chances de furto ou roubo de veículos. "Antes de entrar ou sair do carro, verifique se há pessoas ou carros suspeitos nas imediações. As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do carro. Em caso de pneu furado, somente providencie a troca em local seguro, ainda que distante, mantendo as portas e vidros fechados, evitando, sempre que possível, o auxílio de estranhos", afirma a assessoria da Polícia Militar.
Segundo a autoridade estadual, os condutores devem, se possível, evitar o deslocamento em locais perigosos, bem como não se envolver em perturbações ou discussões nas ruas, que muitas vezes podem ser artificiais com o intuito de distrair o cidadão para a realização de crimes de furto ou roubo. "Evite usar joias caras no pescoço ou no pulso e, não podendo evitar o hábito, tome cuidado com tais objetos, ao parar seu veículo em semáforos ou mesmo em engarrafamentos, seja durante o dia ou à noite, mantenha os vidros fechados e portas travadas. Fique atento ao parar o veículo junto a semáforos durante a madrugada, principalmente ao perceber agrupamento de pessoas suspeitas nesses locais", ressalta a assessoria da PM.
"Além disso, não se deve deixar objetos que despertem a atenção no interior do veículo, tais como: pastas, bolsas, carteiras, capangas, sapatos finos ou tênis, rádio toca-fitas de gaveta, autorrádio com CD Player, jaquetas de couro, roupas, etc.", destaca a PM, ressaltando também que o condutor não deve deixar o carro funcionando, mesmo que seja em uma parada rápida. "Nunca esqueça de fechar o veículo devidamente em todos os estacionamentos mesmo quando estacionado provisoriamente na garagem, mesmo que seja por um minuto. Procure deixar seu carro em estacionamento vigiado e de segurança, tome cuidado com os 'flanelinhas'. Quando estacionar na rua, deixe seu carro em local mais visível e iluminado", finaliza a Polícia Militar.
ESTATÍSTICAS DE ROUBOS E FURTOS EM 2018
O Relatório Estatístico Criminal atualizado da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP-PR), aborda sobre os dados do primeiro semestre de 2018 em relação a crimes de furto e roubo de veículos em Paranaguá e no litoral. Segundo as informações, de janeiro a junho de 2018 foram realizados 166 furtos de veículos na região, uma redução de 11,23% em comparação ao mesmo período em 2017. O mês com maior incidência do crime foi justamente em janeiro, período de ápice da temporada de verão, quando aconteceram 35 furtos a veículos. Comparado aos mesmos meses em questão de 2017, neste ano houve uma redução de 5% no número de furtos a veículos no litoral.
De acordo com a SESP, aconteceram 35 roubos de veículos registrados entre janeiro e junho de 2018 na região litorânea, sendo que o mês de março foi o que mais registrou o crime, com nove casos registrados. Um item positivo é a questão da recuperação de veículos roubados e furtados, sendo que, segundo a pasta de Segurança, durante o primeiro semestre deste ano, houve 140 carros ou motocicletas recuperados pelas autoridades de segurança, uma redução de cerca de 16% em comparação ao mesmo período no ano passado.