conecte-se conosco

Litoral

Litoral terá 91 postos de guarda-vidas durante a Operação Verão

Temporada tem início oficial no dia 13 de dezembro de 2021

Publicado

em

Foto: SESP

A temporada de verão no litoral paranaense terá início no dia 13 de dezembro de 2021 e se estende até 8 de março de 2022. Durante todo esse período, a região contará com 91 postos de guarda-vidas espalhados em diversos pontos para proteger os banhistas. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná já começou os preparativos para a Operação Verão, visando ao aumento do número de visitantes nas regiões de praia e rios, incluindo treinamentos e ativação de postos de guarda-vidas no litoral.

O chefe da Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros, 2.º Ten. Rodrigo Guilherme Malaquias da Silva, afirmou que já foi concluído um curso de capacitação de guarda-vidas bombeiros-militares. “Além disso, está em fase final o curso de capacitação de guarda-vidas civis, que também prestarão serviços durante a operação verão, bem como após o término da temporada, atuando nos reforços realizados na área do 8.º GB. Ainda há a mobilização do efetivo adicional, proveniente de outras unidades, que começa a se apresentar a partir de 13 dezembro de 2021”, disse o tenente Malaquias.

Desde o feriado de 7 de setembro, os Bombeiros ativaram 15 postos de guarda-vidas em todo o litoral do Paraná, que seguem operando aos fins de semana e feriados até o início da Operação Verão. Só a partir do dia 13 de dezembro até o dia 22 de março de 2022 ficaram em funcionamento 91 postos de guarda-vidas na região.

Além de oferecer a segurança para os banhistas no caso de incidentes como afogamentos, há também um trabalho preventivo realizado durante esse período de maior movimento nas praias.

“A função prioritária é a prevenção de incidentes em meio líquido, mas também serão realizadas constantes orientações por meio de redes sociais e na imprensa, visando informar aos turistas os locais ideais para banho, bem como medidas de segurança que podem ser adotadas a fim de minimizar a ocorrência de afogamentos”, ressaltou o tenente Malaquias.

Pré-temporada

Nos fins de semana até o início da Operação Verão, os postos de guarda-vidas no litoral do Paraná estão ativados em Paranaguá (Ilha do Mel), um na comunidade de Encantadas e um na Praia de Fora; em Pontal do PR: PGV Leste II, PGV Ipanema II, PGV Shangrilá II e PGV Pontal IPGV; em Matinhos: PGV Caiobá, PGV Trombeta, PGV SESC, PGV Av PGV Av. Curitiba e PGV Gaivotas; em Guaratuba: PGV Caieiras I, PGV Volta das Canoas, PGV Brejatuba, PGV Barra do Saí; e em Morretes: PGV Curva do Félix.

Em alta