Segurança

Hidrantes são essenciais para combate a incêndios em prédios públicos e particulares

1.º Tenente do 8.º Grupamento de Bombeiros, Thyago Giamberardino, destaca fiscalização contínua dos logradouros e recebimento de denúncias de irregularidades

O hidrante é uma garantia de reserva de água para combate a incêndio em prédios públicos e particulares de Paranaguá e item obrigatório em construções de acordo com o risco de incêndio e tamanho da área construída. Segundo o 1.º Tenente do 8.º Grupamento (8.º GB) do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Thyago Giamberardino, responsável pela Comunicação Social, os hidrantes são essenciais para prevenção e combate a incêndios em logradouros públicos e privados, algo que é alvo contínuo de fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros.

"O Código de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Paraná estabelece que edificações acima de 200 metros quadrados, sejam elas públicas, privadas ou multifamiliares, devem ter seu projeto analisado pelo Corpo de Bombeiros. Com relação aos hidrantes, elas são classificadas por duas etapas, as que são de risco leve, a partir de 1.500 metros quadrados, o hidrante é obrigatório. Para as de risco moderado e elevado, a partir de 1.000 metros é obrigatório. A classificação está de acordo com o que é chamado de carga de incêndio, que está especificado no Código que é de 300 megajoules para leve, 500 a 1.200 para moderado e acima disso são riscos elevados", afirma o 1.º Tenente, Thyago Giamberardino.

FISCALIZAÇÃO

"Para serem considerados regulares, os prédios devem se regularizar anualmente com o Corpo de Bombeiros, onde devem solicitar uma vistoria e pagar taxas previstas legalmente, e aí a equipe vai até os locais e faz as verificações. É algo que parte do comerciante e do interessado buscar esta regularização e o Corpo de Bombeiros vai até o local com toda certeza e anualmente faz o teste do hidrante, da rede e de outros elementos como extintores, sinalização, saídas de emergência, entre outros", afirma o 1.º Tenente.

De acordo com ele, há vistorias fiscais, que são feitas de forma aleatória e podem ser realizadas pelo Corpo de Bombeiros a qualquer momento ao proprietário, assim como a vistoria por denúncia. "Qualquer denúncia recebida pela nossa corporação, seja ela por telefone ou por escrito, havendo suspeitas de determinada edificação, o nosso pessoal comparece ao local e faz as devidas notificações",explica.

HIDRANTES PÚBLICOS

3(65)

Corpo de Bombeiros está à disposição da população para denúncias, pedidos de vistoria ou para tirar dúvidas dos munícipes em torno dos hidrantes e outras situações

Outra questão abordada por Giamberardino, foi em torno dos hidrantes que ficam localizados nas calçadas. "Os hidrantes internos são privados e ficam dentro do corpo da edificação, com saída de recalque que fica no passeio e normalmente a nível de solo escondida por uma tampa. O hidrante público é de responsabilidade da prefeitura e da concessionária de águas, o que é estabelecido em um plano estratégico com o Corpo de Bombeiros, estabelecendo pontos de maior necessidade dentro da cidade. Conforme a possibilidade, eles são instalados, isso é o que chamamos de hidrante de colunas, aqueles característicos, que são vermelhos e ao seu redor tem uma área delimitada em amarelo e vermelho", comenta.

Segundo o oficial, normalmente os hidrantes públicos ficam localizados nas esquinas das ruas, para inibir que veículos estacionem ao lado e impossibilitem a chegada do caminhão do Corpo de Bombeiros para reabastecimento. "Obstrução de hidrante é obstrução de uma ferramenta pública que pode ser utilizada em emergência", afirma Thyago, pedindo para que condutores jamais estacionem ao lado destes itens de segurança. "Qualquer dúvida, o Corpo de Bombeiros está à disposição. Com relação aos hidrantes públicos, a concessionária de água deve atender a qualquer denúncia de vazamento ou quebra deste material", destaca, deixando à disposição o telefone 193.

Você também poderá gostar

Hidrantes são essenciais para combate a incêndios em prédios públicos e particulares

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.