Connect with us

Segurança

GCM intensifica fiscalizações durante a pandemia em Paranaguá

Das 27 ocorrências atendidas na noite de sábado para domingo, 22 foram de perturbação de sossego

Publicado

em

A Guarda Civil Municipal (GCM), durante os patrulhamentos realizados, também faz ações de fiscalização em cumprimento aos decretos municipais voltados à prevenção do Coronavírus em toda a cidade de Paranaguá. Para se ter uma ideia das ocorrências, das 27 atendidas de sábado para domingo, no período das 19h às 7h, 22 foram denúncias de perturbação de sossego. 

A comandante geral da Guarda Civil Municipal, Marcia Garcia, destaca como estão sendo realizadas as abordagens. “Durante as rondas, realizamos as fiscalizações, mas é através das denúncias no nosso centro de monitoramento que vamos aos casos mais graves, como, por exemplo, aglomerações e festas, nesses casos as viaturas vão fiscalizar”, explica.

Dentre esses patrulhamentos, na noite do sábado, 1.° de agosto, por volta das 23h30, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), em patrulhamento na Vila São Carlos, avistou um bar em funcionamento com pessoas consumindo bebidas alcoólicas e sem uso de máscaras.

A GCM também retirou, no fim de semana, pessoas em aglomeração no Aeroparque, ação em conformidade com o decreto municipal nº 2.099, que proíbe o funcionamento das praças e parques. “Durante esta ação foram retirados vários grupos de pessoas que faziam uso da quadra de vôlei, quadra de basquete e a cancha de futebol de areia. Foi solicitada a imediata evacuação do local e orientamos a população sobre os cuidados na prevenção do Coronavírus. As pessoas têm que se conscientizar de que atividades em grupo estão proibidas”, explica Marcia Garcia, reforçando que o intuito não é penalizar as pessoas, mas sim conscientizar sobre a importância do cumprimento dos decretos municipais. “As praças e parques do município estão com seu funcionamento proibido, por tempo indeterminado, enquanto durar a situação de risco, evitando assim a aglomeração de pessoas”, completa.

O não uso de máscara também é fiscalizado pela GCM

A comandante enfatiza que a Guarda Civil Municipal continuará fiscalizando todo o município para o cumprimento das medidas dos decretos. “A prefeitura, através da Guarda Municipal, está sempre levando esta conscientização, mas muitos casos, infelizmente, só multando para que se respeite ao próximo. Vale ressaltar que o descumprimento por pessoa física das medidas de isolamento social, uso obrigatório de máscara e de medidas restritivas de isolamento domiciliar, poderá implicar em penalidades estabelecidas no Código Penal e multa de 39 UFM”, informa Marcia Garcia.

As denúncias quanto ao descumprimento das normas contidas nos decretos municipais, podem ser feitas, anonimamente, pelos telefones 153 da Guarda Civil Municipal, (41) 3420-6009 e (41) 3420-6124.