O Disque-Denúncia 181 é um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) desenvolvido para receber denúncias anônimas sobre diversos tipos de crimes que acontecem no estado.
O coordenador do programa, Coronel Walter Aguiar, esteve na Folha do Litoral News, na tarde de terça-feira, 26, onde falou da importância do Disque Denúncia 181. Ele estava acompanhado de João Batista de Souza da Comunicação e do 1.º sargento Orlando Kaminski Junior da Coordenação do 181.
“A pedido do secretário de Estado de Segurança, Coronel Hudson, foi feito um levantamento e foi constatado que Paranaguá possui denúncias, mas é um pouco abaixo do esperado, e outras cidades, algumas vezes estão neste mesmo patamar. Mas o que acontece é que Paranaguá é uma cidade que possui um Porto de destaque e uma grande entrada do Estado, com isso muita coisa acontece aqui. A gente acredita que muito mais coisas poderiam ser denunciadas e as polícias poderiam estar trabalhando e atuando para acabar com essa incidência e com a criminalidade, trazendo maior segurança para a população local. Por isso a grande importância da população estar utilizando o Disque Denúncia 181 que tem por função dar voz ao cidadão, para que as forças de segurança e demais órgãos de fiscalização do Estado possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos. Ou seja, coletamos, processamos, registramos e repassamos as informações relacionadas a crimes, com o devido direcionamento aos órgãos, de acordo com a natureza da denúncia, com sigilo da informação e o anonimato do denunciante”, explica o coordenador, que reitera o pedido de colaboração de toda a sociedade. “Reiteramos este pedido de colaboração de toda a sociedade, não precisa ter medo de represálias, porque o governo garante o seu anonimato. Até o final do ano, o Governo do Estado e a secretaria, querem implantar o sistema de recompensas, como existe no estado do Rio de Janeiro, o Ceará, o Distrito Federal, então eles querem que implante até o final do ano, o projeto de Lei já está na Assembleia para votação e nós estamos aguardando desde já começar os trabalhos para operacionalizar, para que venha realmente a funcionar. Nem toda a denúncia terá recompensa, serão algumas denúncias que terão recompensas e daí, havendo resultados, as pessoas serão recompensadas por essas denúncias. O importante é ressaltar do anonimato, que a pessoa pode ter tranquilidade, pode denunciar, porque às vezes a pessoa mora num local, vê alguma coisa ilícita e fica com medo de denunciar, mas pode fazer a denúncia através do 181 que vai ficar no anonimato, ou seja, não vai aparecer, a polícia não vai na casa dele, ninguém vai saber que foi ele que fez a referida denúncia. Então, aí que vem a grande valia das pessoas se reunirem e fazerem a denúncia para auxiliar o Estado, auxiliar as polícias nos trabalhos, ajudando ela mesma, na verdade”, finaliza.
O que é o 181
Por meio desse serviço, você tem acesso às informações sobre como fazer denúncias sem se identificar. As informações são encaminhadas para diferentes órgãos da Segurança Pública do Paraná e ajudam na prisão de criminosos, na apreensão de drogas, armas e contrabando, na busca por foragidos da Justiça e na localização de desaparecidos.
Consulte os tipos de crimes e delitos atendidos pelo 181.
Atenção! Quando o crime estiver ocorrendo no momento da chamada, ligue para o 190.
Quem pode acionar
Qualquer pessoa.
Onde acionar
Pela internet e por telefone.
Como acionar
Tenha em mãos o máximo de informações, como local, características das pessoas e veículos envolvidos, se a situação se repete e outros dados que possam ajudar a polícia.
O telefone 181 funciona todos os dias da semana, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181, que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.
Ao fazer a denúncia, você recebe um número de protocolo e com ele pode acompanhar o processo pelo site do 181.
Prazo
O registro da denúncia é imediato.