O aplicativo 190 PR, plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil em possibilitar o acionamento de emergência sem ligação telefônica, segue como canal disponível para os usuários em todo o Paraná. A Polícia Militar recebe solicitações e são atendidas com orientações ou com despacho de uma viatura para o local da ocorrência.
Os casos de perturbação de sossego, que empenham grande parte da atenção da PM, geralmente são os que mais demandaram atendimento pelo aplicativo. Abordagem de pessoas suspeitas, infrações de trânsito e lesão corporal (violência doméstica) também podem ser solicitadas à PM pelo aplicativo.
“É mais uma ferramenta de acionamento da Polícia Militar. Além do cidadão ver a viatura e com um simples aceno de mão já acionar a PM, temos o número, a ligação 190, e agora o app 190. Já é uma ferramenta consolidada, estamos indo para o terceiro ano do app 190 e é uma maneira mais célere, ágil, rápida de acionar a Polícia Militar. Então, você baixa o app, faz um cadastro e a hora que necessitar, esperamos que não precise, é só fazer o acionamento”, explicou o Major Cristiano Stocco Rosa, Subcomandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar.
A praticidade de acionamento e a expectativa de que o atendimento será mais efetivo deram mais credibilidade à ferramenta. O aplicativo fornece transparência e controle sobre as informações da ocorrência. O cidadão tem contato constante com o policial durante todo o atendimento por meio de um chat diretamente no aplicativo.
“Não deixe para baixar o aplicativo 190 somente quando estiver precisando. Então, baixe, faça o cadastro e deixe no seu celular, pois quando precisar o acionamento é bem intuitivo e fácil”, reforçou o Major Stocco. O aplicativo está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone).
O diferencial do aplicativo é que o gerenciamento do atendimento é totalmente transparente, desde o momento do acionamento até o tempo de chegada da viatura policial no local da ocorrência. “Ao invés de você usar o numeral 190, use o app 190”, frisou.
Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento.
A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.
DISQUE-DENÚNCIA
O Disque-Denúncia 181 é um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade, que proporciona a participação da sociedade por meio de denúncias anônimas, as quais são recebidas e encaminhadas para diversos órgãos do Estado, resultando na prisão de criminosos e na apreensão de ilícitos, além de auxiliar na busca de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas, dentre outras inúmeras providências.
WHATSAPP DENÚNCIA
O 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, responsável pelo policiamento nos sete municípios do Litoral, disponibiliza um número de WhatsApp específico para receber denúncias de crimes e demais delitos na região. O serviço pode ser utilizado através do número (41) 99262-9790. Segundo a PM, não é necessário se identificar, as denúncias poderão ser feitas de forma sigilosa e com as informações preservadas.
Com informações da PMPR e 9.º BPM