O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) realizará no dia 11 de outubro, um exercício simulado de “Domínio de Cidades”. A frente da sede do batalhão, em Paranaguá, e da empresa Protege, foram os locais escolhidos para receber a simulação de um ataque de organizações criminosas. O crime também é conhecido como “Novo Cangaço” e, como exemplo, está o caso ocorrido no município de Guarapuava, neste ano, no qual criminosos fecharam a cidade.
A princípio, a ação estava prevista para o dia 23 de setembro, mas foi transferida para o dia 11 de outubro. Na ocasião, estará presente o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná para acompanhar o trabalho, assim como tem sido realizado em outras cidades do Estado.
A sede no 9.º BPM, localizada na Rua Domingos Peneda, n.º 2488 (Vila São Vicente); e a sede da empresa Protege, localizada na Rua Xavier da Silva, n.º 520 (Bairro Tuiuti), serão isoladas para a realização do exercício na data marcada com início em torno das 21h.
O objetivo é treinar policiais militares no caso de ataques, com a utilização de todos os meios necessários, visando dissuadir o ataque e pontos de bloqueio para evitar a fuga e a tomada de reféns por parte de quadrilhas. A ação contará com queima de pneus em ambos os locais, uso de pirotecnia e munições de festim, além de movimentações de tropas e viaturas.
Comunicado
O 9.º BPM, sob o comando do tenente-coronel Durval Tavares Junior, emitiu um comunicado para que a população esteja ciente do simulado. “Na noite do dia 11 de outubro, terça-feira, a partir das 21h, o 9.º Batalhão de Polícia Militar realizará um exercício simulado de domínio de cidades, em Paranaguá. Mantenha a calma e não se preocupe com a movimentação de viaturas policiais. É a Polícia Militar do Paraná trabalhando para garantir a sua segurança”, comunicou o 9.º BPM.
Recentemente, foi realizada uma reunião para o planejamento da ação. “O planejamento já vem sendo feito e agora começamos as atividades práticas para que seja realizado o simulado. Contaremos com a parceria do BOPE, Samu, Corpo de Bombeiros, Rone, Batalhão de Operações Aéreas (BPMoa), Guarda Municipal, que efetivamente irão atuar durante o simulado”, afirmou o tenente-coronel Tavares. Segundo o comandante, devem fazer parte do simulado cerca de 60 policiais militares.