conecte-se conosco

Segurança

9.º Batalhão da Polícia Militar realiza cerimônia de passagem de comando em Paranaguá

Tenente-coronel Luciano Romão assume comando do 9.º BPM

Publicado

em

Tenente-coronel Cristiano Stocco Rosa passou comando do 9.º BPM e assume como Chefe de Estado Maior do 6.º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná

Na tarde da sexta-feira, 13, aconteceu em Paranaguá, no auditório do SEST SENAT, no Parque São João, a Solenidade de Passagem de Comando do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), onde o Tenente-coronel QOPM Cristiano Stocco Rosa passou o comando da unidade para o Tenente-coronel QOPM Luciano José Ribeiro Romão. O evento contou com a presença de autoridades militares, civis, lideranças locais e presença da população de Paranaguá e do litoral.

O tenente-coronel Luciano Romão, novo comandante do 9.º BPM, destacou que a alegria e responsabilidade ao assumir o posto, salientando a forma coerente, aplicada e profissional que o Tenente-coronel Stocco comandou a unidade. “Já tive passagem no litoral, tive a oportunidade de comandar a 3.ª Companhia, ser sub-comandante do 9.º Batalhão, admiro essa característica do povo do litoral”, ressalta. “Sempre fui muito bem-recebido. Espero servir com toda ênfase, prestando serviço e direcionando todo o efetivo da PMPR conforme a população precisa e anseia. Estaremos sempre de braços abertos, respeitando a experiência de quem já passou, do Tenente-coronel Stocco, bem como recebendo as experiências da comunidade, dos comerciantes, do pessoal que trabalha no Porto, de quem toma decisão em Paranaguá, mas acima de tudo com muita humildade”, afirma.

“Sei das peculiaridades, das responsabilidades que não são poucas, mas o principal é que a todo momento estaremos aptos para dar a nossa contribuição, não somente da melhor forma, mas para que ela se reverta em atitudes que tornem a cidade de Paranaguá melhor, mais segura. À frente deste efetivo extraíremos o que ele tem de melhor, é um trabalho aguerrido, temos ótimos policiais e estar a frente disso, representando a segurança na cidade de Paranaguá, é um motivo de muito orgulho”, afirma o tenente-Coronel Romão, frisando a proximidade da PMPR com a comunidade como um dos focos do seu comando e continuidade das boas ações do Tenente-coronel Stocco nos últimos anos no 9.º BPM, com contínuo enfrentamento à criminalidade com todo o aparato da PMPR. 

“Sempre fui muito bem-recebido. Espero servir com toda ênfase, prestando serviço e direcionando todo o efetivo da PMPR conforme a população precisa e anseia”, ressalta o novo comandante, Tenente-coronel Romão

“A questão da criminalidade, do tráfico de drogas, do cuidado com a juventude, não são questões que são privilégio de Paranaguá. São questões sistêmicas, estruturais, que às vezes transpassa a regionalidade, mas o que gostaríamos é de diminuir o medo, aumentar cada vez mais a segurança, reduzir índices, mas é claro, buscar parcerias integradas, porque existem muitas modalidades criminosas”, afirma o Tenente-coronel Luciano Romão, frisando uma soma de responsabilidades junto a outras forças de segurança atuantes em Paranaguá e no litoral. “Estaremos de braços abertos, trocando informações e tudo que for possível estamos aptos a ajudar”, acrescenta.

Tenente-coronel Stocco deixa 9.ºBPM e assume 6.º Comando Regional

Segundo o tenente-coronel Stocco, que deixa o comando do 9.º Batalhão destacou a honra em comandar a unidade da PMPR. Ele agora assume como Chefe de Estado Maior do 6.º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná. “Uma unidade  pujante, que têm muitos dos seus desafios, que se aproximou bastante da comunidade com nossos grupos de interação, com implemento do policiamento de proximidade e isso trouxe para nós uma tranquilidade para trabalhar. É esse o objetivo da Polícia Militar, fazer a polícia ostensiva e estar perto das pessoas, diminuindo índices e diminuindo o medo delas. Faço uma avaliação positiva, acredito que não podia ser diferente esta troca de comando, porque quando recebemos, penso que cada comandante deixa um quinhão seu, um tijolinho dela no 9.º Batalhão, um batalhão costeiro, e assim nós fizemos”, explica, destacando que o novo comandante, tenente-Coronel Romão “é um companheiro de turma, parceiro, já trabalhou no 9.º BPM, mora no litoral e compreende as minúcias do litoral, a geografia da região, a miscelânea de culturas do litoral”, completa. “Acredito que o Tenente-Coronel Romão fará um trabalho de excelência”, destaca Stocco. 

“Nós precisamos integrar para entregar um serviço melhor, servir à comunidade com integração e isso foi um dos objetivos do 9.º Batalhão”, afirma o tenente-Coronel Stocco

“Gosto de frisar que segurança pública se faz com interação. O Brasil tem várias polícias, a Constituição nos aponta isso, todos com o mesmo objetivo: fazer segurança pública. Nós precisamos integrar para entregar um serviço melhor, servir à comunidade com integração e isso foi um dos objetivos do 9.º Batalhão”, afirma o tenente-Coronel Stocco. “Penso que o grande desafio foi a proximidade com a comunidade. Os índices de homicídio em Paranaguá também foram um grande desafio e que nós conseguimos diminuir, então, pela nossa leitura e dados, os nossos objetivos foram cumpridos”, afirma, desejando sucesso ao novo comandante do 9.º Batalhão que “é capaz, competente e vai conseguir sim fazer um comando do melhor do que o nosso”, acrescenta.

Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

O delegado do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Paranaguá da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Emmanuel Brandão, salientou a importância do trabalho do Tenente-coronel Stocco que foi promovido para área mais abrangente. “O que a Polícia Civil espera é que toda essa parceria que a gente já vinha firmando com a Polícia Militar, que ela siga, isso aumenta tudo em prol da população parnanguara, justamente para melhorar a prestação do serviço público e da segurança pública”, afirma, salientando a proximidade firmada com a comunidade e com as forças de segurança do antigo comando, algo que deve prosseguir com o novo comandante. 

Troca de Comando aconteceu no SEST SENAT, em Paranaguá

“Este trabalho integrado funciona em duas frentes. A primeira na questão da inteligência, com a troca de informações, com o planejamento e com todas as ações policiais de forma integrada. O segundo trabalho, a segunda frente, justamente é com a questão da atuação na prática. Então, quando um crime está acontecendo, acabou de acontecer, a PM faz essa primeira chegada, se for o caso, aciona a Polícia Civil que comparece também ao local do crime e se não for, efetua a prisão em flagrante, leva até a delegacia e a Polícia Civil registra todo o procedimento. Então esse trabalho integrado é efetivamente dessas duas frentes”, explica o delegado Brandão.

“A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são integrados, são instituições que caminham juntas, apesar da emancipação do Corpo de Bombeiros de 2022, essa integração ainda continua. A troca do comando é sempre bem-vinda, porque renova a tropa, renova o comando, traz novas ideias”, afirma o Capitão Everton, do Corpo de Bombeiros do Paraná, representando o comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos. Segundo ele, o Tenente-coronel Stocco realizou um trabalho fantástico como comandante do 9.º BPM. “Desejamos a ele sucesso nessa nova etapa e ao Comandante que entra, também sucesso aqui no 9.º BPM para que possa conduzir e fazer um comando da melhor forma possível”, finaliza.

Auditório lotado para a Troca de Comando do 9.º BPM

Confira matéria em vídeo:

Em alta