No próximo dia 1.º de dezembro, inicia um período muito importante para os cristãos católicos, o tempo do advento. Mas o que significa este tempo e para que ele serve? O advento é um período litúrgico para a Igreja Católica, onde há uma preparação para o simbolismo do nascimento de Jesus Cristo.
A igreja convida os fiéis para abrir os seus olhos, receber e perceber essa fé que faz com que os devotos se lembrem de Belém, cidade onde Jesus nasceu e também para que o coração dos mesmos estejam preparados para este momento de profunda alegria.
- Sorteio de dezembro do Nota Paraná terá o maior número de participantes
- Educação prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Os católicos são convidados a esperar, mas esperar em oração, para que assim seja descoberto o valor do silêncio, da vigilância e da conversão.
“Este tempo representa para os católicos, por um lado, recordar o nascimento de Jesus, a sua primeira vinda e ao mesmo tempo, recordar ao povo cristão católico que Jesus voltará. Essa vinda não será como na primeira, em uma manjedoura, pobre e simples, mas sim, voltará com todo poder e glória para julgar os vivos e os mortos”, destacou o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, padre Fred Duarte.
O Advento vem para preparar os devotos para o tão esperado encontro com Cristo, fazendo crescer no coração de cada um a esperança, a felicidade e a união familiar. A Igreja por sua vez pede ao povo para que o coração esteja preparado para acolher o salvador.
Além disso, é nesse momento que ocorre também o chamado “ano novo católico”. O catolicismo possui três anos, nomeados de ano A, B e C, e em cada um deles são marcados por leituras bíblicas e ao cristão que participa das missas diariamente durante esses três anos, o mesmo passa por todas as leituras das sagradas escrituras. Portanto, neste domingo, 1.º de dezembro, a liturgia iniciará o ano C.
Neste período as famílias, comunidades ou grupos de amigos, se reúnem para realizar a novena de natal, onde é realizado nove dias de oração e preparação espiritual. Cantos, orações e gestos simbólicos marcam este momento.
Calendário do Advento
Para preparar os fiéis para o nascimento de Jesus, a Igreja Católica separa então este momento, que ocorre nos quatro fins de semana que antecedem o natal.
- 1.º Domingo do Advento: este é o momento em que se anuncia o advento e começa a preparação dos fiéis, para que estejam sempre vigilantes e inclinados ao arrependimento.
- 2.º e 3.º Domingo do Advento: nestes dois domingos, é retratado aos fiéis sobre a alegria, a esperança na vinda, segundo a tradição católica, daquele que é o Salvador.
- 4.º Domingo do Advento: já no último domingo que antecede o natal, os fiéis são levados a refletir sobre a encarnação de Cristo de forma mais íntima.
Durante este tempo de preparação, no rito da Igreja Católica há algumas mudanças que marcam este momento simbólico. Em cada um dos domingo há o simbolismo das velas e da coroa do advento, sendo do primeiro ao quarto domingo, acendido uma vela para preparar ainda mais os devotos ao nascimento de Jesus.
“Esta preparação é muito importante para nós católicos para celebrar este fato que é tão maravilhoso que é o nascimento de Jesus. Este Jesus que para nós é Deus feito homem que veio para salvar a humanidade do pecado e por isso é muito importante recordarmos este acontecimento”, salientou padre Fred Duarte.
Significado dos símbolos natalinos
Coroa do Advento
Este é um dos símbolos mais conhecidos e sua simplicidade carrega um significado extremamente profundo. Esta coroa é representada por quatro velas, estas quatro velas na coroa, ao serem acesas uma por semana, representam a luz de Cristo, que ao longo das quatro semanas, crescerá até o nascimento de Cristo.
Já o fato da coroa ser redonda, significa que a eternidade de Deus não tem começo e nem fim, lembrando sempre que Deus dá aos fiéis a lembrança da salvação. As velas podem ser coloridas, roxas ou rosas e cada uma representa a esperança, a paz, a alegria e o amor.
Cores do Advento
A cor roxa durante o período do advento representa a reflexão, a vigilância, penitência e espera. Já a cor rosa, que aparece no terceiro domingo, é um sinal de esperança renovada e alegria, por estar cada vez mais perto do nascimento de Cristo.
Portanto, para o catolicismo este é mais um momento de reflexão, de realizar atos de caridade e se preparar para o nascimento de Jesus Cristo, que se encerra na noite de natal, com todos confraternizando e realizando a mesma ação de Jesus, a ceia juntamente com sua família.