conecte-se conosco

Religiosidade

Festa em Louvor a Santo Antônio inicia dia 1.º de junho

Padroeiro dos namorados. Sua popularidade advém do fato de ele ser considerado pela tradição como santo casamenteiro.

Publicado

em

A comunidade de Santo Antônio, localizada na antiga Vila Gregório, em Paranaguá, realizará a partir do dia 1.º de junho, uma programação especial em louvor ao padroeiro. Comemorado pelos católicos de todo o mundo, Santo Antônio é famoso pelos seus milagres matrimoniais, onde mulheres e homens clamam, por meio de promessas e orações, casamentos plenos e felizes. Sendo um dos santos mais populares do Brasil.

A comunidade de Santo Antônio faz parte da paróquia da Catedral, e tem o padre Emerson Zella como responsável. Tradicionalmente a paróquia realiza atividades litúrgicas com as Trezenas de Santo Antônio e encerram no dia 13 de junho, este ano uma segunda-feira, onde se comemora o Dia do Padroeiro.

O coordenador da comunidade de Santo Antônio, Paulo Cicarelo, explica como estão os preparativos para a festividade. “Os preparativos iniciaram a mais ou menos uns dois meses, com a organização das quermesses e do nosso tradicional bolo de Santo Antônio. Temos as equipes que estão nessa organização e todo o pessoal da comunidade”, disse Cicarelo, destacando que as celebrações iniciam no dia 1.º de junho e seguem até o dia 12. Às 19h30 com a oração do Santo Terço e às 20 horas, com a celebração da Santa Missa e a Oração da Trezena.

Tema da Festa

Quanto ao tema deste ano será “Santo Antônio rogai por nós. Intercedei a Deus por nós!”, o coordenador destaca que “Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles, que têm o desejo de formar uma família”.

Bolo de Santo Antônio

O coordenador informa que neste ano o bolo será maior que no ano passado. “Teremos um bolo de 25 metros. A venda dos pedaços do bolo que contém a medalhinha de Santo Antônio, será feita no dia 13 de junho, com início às 10 horas da manhã e seguirá durante todo o dia. A fatia do bolo custará R$ 7 e ajuda a comunidade em suas obras de evangelização”, destaca Cicarelo, lembrando também serão realizados nos dias 4 e 5 acontecerá a noite do pastel, no dia 11, a noite da canja e no dia 12 a noite junina.

Convite

A coordenação deixa um convite a comunidade a participar dos festejos. “Fica o nosso convite a todo o povo católico de Paranaguá e do litoral para que venham participar conosco dessa bonita festa em honra a Santo Antônio. Contamos com a presença de todos. Durante as noites da trezena teremos a presença de algumas paróquias e os padres de Paranaguá, neste bonito momento de fé e devoção a Santo Antônio. Deixo meu agradecimento à imprensa por nos ajudar na divulgação e cobertura da festa deste ano”, convida o coordenador.

A Paróquia de Santo Antônio fica localizada na Rua Xavier da Silva, 1.144, no bairro Tuiuti, em Paranaguá.

História de Santo Antônio

O “Santo Casamenteiro”, como é conhecido, tem uma bela história de vida: Nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, era filho de uma família de posses. Batizado com o nome de Fernando de Bulhões, aos 15 anos ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santa Cruz, um convento de ordem agostiniano. Continuou seus estudos no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde adquiriu grandes conhecimentos da Bíblia. Ali recebeu também a ordenação sacerdotal.

Continuar lendo
Publicidade