conecte-se conosco

Religiosidade

Segunda-feira é o dia da grande Festa de Nossa Senhora do Rocio

Carreata irá substituir a tradicional procissão terrestre

Publicado

em

Foto: Divulgação / Santuário

O tema da festa deste este ano é “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”

O fim de semana será movimentado em Paranaguá, devido à Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná. No sábado, 13, além do novenário distribuído em oito horários e sendo celebrado na igreja do Rocio, com alguns horários sendo transmitidos ao vivo pela Web TV Rocio, Facebook e YouTube, haverá também outras atividades na programação.

A 9.ª edição da Procissão Ciclística ocorre no sábado, 13, a partir das 16h, com saída da Praça dos Leões, no centro da cidade. Centenas de ciclistas participam todos os anos e levam a imagem peregrina em direção ao Santuário do Rocio.

No dia 15, data em que os devotos celebrarão a Padroeira do Paraná, ocorrerá uma carreata em substituição à tradicional procissão terrestre. A mudança foi necessária devido à pandemia do novo Coronavírus e para que não haja aglomeração de pessoas ao longo do trajeto, que terá saída do Santuário do Rocio e chegada à Catedral Diocesana de Paranaguá. A carreata terá início às 16h e haverá policiamento, ambulância de prontidão, um carro de som, além do andor de Nossa Senhora do Rocio, em cima de um carro.

“No ano passado, mais de 3 mil carros participaram da carreata, e todos foram abençoados. Porém, muitas pessoas decidiram fazer o trajeto da procissão a pé, algo que não recomendamos por conta do momento de pandemia que estamos. Queremos reforçar que é necessário seguir as orientações sanitárias para evitar o contágio pelo Coronavírus e que as pessoas não se arrisquem a ir a pé”, destaca o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.

No dia seguinte, terça-feira, 16, acontece a Procissão de Retorno, fazendo o caminho inverso do dia anterior, ou seja, a imagem de Nossa Senhora do Rocio será levada da Catedral até o seu Santuário do Rocio. A saída será às 19h. Para o reitor do Santuário, as procissões fizeram muita falta no ano passado e, devido ao avanço da vacinação contra o Coronavírus, em Paranaguá, neste ano, puderam retornar. “As romarias fizeram bastante falta no ano passado, porque são marcas muito importantes da festa. São momentos bem tradicionais, que no ano passado não tivemos, e neste ano estamos resgatando e, se Deus quiser, ano que vem também teremos a marítima”, concluiu.

Dia da Festa

No dia 15 de novembro, data em que se celebra a Festa de Nossa Senhora do Rocio, terão missas às 5h, 7h e 9h. De acordo com o Santuário, a celebração das 9h será transmitida ao vivo pela TV Aparecida e será presidida por Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá. Às 12h e às 13h30 seguirão as missas na igreja. Na sequência, a celebração das 15h será transmitida pela TV Evangelizar.

Padroeira dos Paranaenses

A devoção à Nossa Senhora do Rocio surgiu em 1648, quando Paranaguá ainda era um grupo de pescadores que vivia na baía da cidade. Durante uma pescaria, a imagem da santa foi encontrada e levada por um dos pescadores para casa. Lá, ele, seus familiares, amigos e vizinhos iniciaram orações perante a imagem por perceberem que se tratava de algo sagrado e, a partir daí, obtiveram conquistas.

“Começaram a alcançar graças. Uma delas foi a pesca, que já aconteceu ali nos primeiros dias, e também a cura de uma peste que estava assolando a vida das famílias naquela época”, contou o padre Dirson. “Aqui nessa região tudo é atribuído à Nossa Senhora, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Rocio. A partir daí, a devoção se espalhou por esses quase 400 anos, não só no Paraná mas no Brasil todo”.

Com fiéis já espalhados pelo Paraná e em diversas regiões do Brasil, em 1977 um grupo de bispos se reuniu e solicitou ao Papa Paulo VI, no Vaticano, que a Santa fosse declarada padroeira do Paraná, pedido que foi atendido pelo Pontífice. Ao retornarem de Roma, o grupo conseguiu junto aos deputados estaduais um projeto de lei que decreta esse título à Nossa Senhora do Rocio. O projeto foi aprovado por unanimidade e a lei foi sancionada pelo então governador Jayme Canet.

Em alta

plugins premium WordPress