conecte-se conosco

Religiosidade

Santuário se prepara para a Festa de Nossa Senhora do Rocio

Imagem da padroeira está em peregrinação pelo Estado

Publicado

em

Na sexta-feira, 10, o Santuário de Nossa Senhora do Rocio divulgará os detalhes da festa em louvor a padroeira do Paraná. Considerado um dos maiores eventos de turismo religioso do sul do Brasil, a festividade acontecerá do dia 1.º ao dia 16 de novembro de 2021 e o tema escolhido para este ano foi “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”. 

Nesta edição, a festa comemora 208 anos em louvor à Padroeira do Paraná. De acordo com informações divulgadas pelo Santuário, devido ao cenário pandêmico atual, assim como no ano passado, toda a programação será adaptada para atender aos turistas e devotos da melhor forma.

Além disso, a tradicional Promoção de Prêmios, com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do Santuário do Rocio, já começará a ser vendida a partir de sexta-feira, 10.

Peregrinação

Em preparação para a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a imagem de Nossa Senhora seguiu em peregrinação para a Arquidiocese de Londrina na quarta-feira, 8. 

Esta é a primeira vez que a peregrinação acontece. A novidade foi planejada pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves. “Nós decidimos fazer este ano uma experiência nova, que é levar a imagem para as dioceses do interior do Estado, uma vez que a Santa é padroeira do Paraná”, explicou o padre Dirson.

Para realizar a peregrinação, padre Dirson convidou os nove bispos que participam da novena da Festa do Rocio. “Nós quisemos envolver as dioceses de cada um nessa jornada de fé, porém, até o momento, somente o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz confirmou”, disse o reitor.

A primeira peregrinação já foi iniciada na Arquidiocese de Londrina. Na data, o Padre Dirson participou da missa presidida pelo arcebispo Dom Geremias, com a presença da imagem de Nossa Senhora do Rocio e de redentoristas, padres e missionários.

“Deixarei a imagem com o arcebispo, que organizará a peregrinação dentro das paróquias. Quando ele vier à Paranaguá, para a Festa do Rocio, ele traz a imagem de volta”, esclareceu padre Dirson.

Segundo ele, o ideal seria que todas as nove dioceses pudessem ter a imagem peregrinando em suas regiões antes da festa. “Desta forma, em novembro, a Santa teria percorrido todas as regiões do Estado. Mas, infelizmente, esse ano isso ainda não acontecerá”, afirmou o padre.

Padroeira do Paraná

É necessário relembrar, em todos os locais do Paraná, que Nossa Senhora do Rocio é a padroeira do Estado. “Muita gente nem sabe dessa informação, e Nossa Senhora do Rocio foi declarada Padroeira em 1977, pelo Papa Paulo VI. Isso aconteceu há muitos anos, mas, com o passar do tempo, essa compreensão ficou esquecida. Por isso queremos recuperar esse tempo perdido e levar essa informação ao máximo possível de católicos”, destacou o padre Dirson.

Além disso, ele destaca que é necessário ir ao encontro dos fiéis. “O Santuário do Rocio está acostumado a receber as peregrinações de romeiros, devotos e católicos do Paraná. Porém, a imagem de Nossa Senhora do Rocio não costuma sair de seu Santuário. Por isso, precisamos fazer o trabalho inverso – aguardar que eles venham até nós, mas, também, irmos ao encontro deles em sua região”, finalizou o reitor.

Com informações do Santuário de Nossa Senhora do Rocio

Foto: Divulgação Santuário do Rocio

Em alta