conecte-se conosco

Religiosidade

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebe romeiros de Curitiba e São José dos Pinhais

Cerca de 60 devotos participaram de programação especial no domingo, 3

Publicado

em

Foto: Santuário do Rocio

No domingo, 3, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebeu romeiros das cidades de Curitiba e São José dos Pinhais. Cerca de 60 devotos saíram cedo de suas casas com destino a Paranaguá. Chegando ao santuário, eles participaram da missa das 9h e em seguida saíram em procissão pela Praça da Fé, localizada em frente à igreja. O momento foi encerrado com a bênção dos romeiros na gruta.

A recepção das romarias no Santuário do Rocio acontece com o grupo de voluntários da Pastoral do Turismo, quando organizam um café da manhã para acolher os devotos que chegam ao local sagrado e posteriormente seguir participando de uma programação especial.

Procissão com o Manto de Nossa Senhora do Rocio aconteceu em torno do santuário (Foto: Santuário do Rocio)

“Após quase dois anos sem a realização das tradicionais romarias, conseguimos retornar em março deste ano. No segundo semestre de 2021, com a intensificação da vacinação, recebemos algumas visitas mais espontâneas, sem aquela tradicional programação das romarias, mesmo assim de forma tímida. Mas, a partir deste ano, começamos a perceber novamente a procura de várias paróquias do Estado para a realização das romarias, o que é muito importante, visto que, enquanto padroeira do Paraná, recebermos este tipo de atividade é fundamental. No domingo, 3, recebemos romaria de São José dos Pinhais e Curitiba, alguns vindos do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Alto da Glória, na capital, algo que nos deixa muito orgulhosos”, destacou o coordenador da Pastoral do Turismo, do Santuário do Rocio, Jhonatan Luiz.

Programação

Com o encerramento da programação no período da manhã, os romeiros almoçaram no Salão Social do santuário, localizado na Praça Thomas Sheehan, para se prepararem para as atividades no período da tarde. Alguns grupos fizeram passeio de barco conhecendo a beleza da baía de Paranaguá e outros grupos foram ao Centro Histórico da cidade. O coordenador comentou da programação feita com os romeiros desde a chegada à Paranaguá até o momento de retornarem para as suas cidades. “Os romeiros são acolhidos logo no início da manhã com um café, organizado por uma equipe de voluntários. Logo após, eles participam da missa das 9h e, ao final da celebração, há uma procissão com o Manto de Nossa Senhora do Rocio – aquele usado no dia da procissão solene – em torno do Santuário. Logo após, os romeiros participam de visitas guiadas em torno do espaço sagrado, a fim de conhecer mais a história de devoção. A partir das 11h é servido o almoço. Em alguns casos, os visitantes ficam para o período da tarde e conhecem outros pontos turísticos da cidade”, afirmou.

Pastoral do Turismo

“A pastoral possui em torno de 10 a 12 integrantes. Em dias de romarias, a equipe chega às 6h da manhã no santuário. Todos são devidamente identificados com um colete. Somos devotos voluntários, que procuram recepcionar bem aqueles que percorrem o Estado para conhecer mais sobre Nossa Senhora do Rocio”, disse Jhonatan Luiz.

Jhonatan Luiz é o coordenador da Pastoral do Turismo, que hoje conta com aproximadamente 12 integrantes

A expectativa é que ainda para este ano o santuário deva receber várias romarias de vários lugares do Brasil, tendo em vista, também, a aproximação da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2022. O interessado em participar como voluntário da Pastoral do Turismo pode ir até a secretaria do santuário ou ligar para (41) 3423-2020 e informar a intenção de fazer parte do grupo.

Agendamento de romarias

Para os devotos que desejarem chegar no sábado, o santuário viabiliza hospedagem em hotel próximo do templo religioso com valores acessíveis. “Caso queiram, conseguimos passeio de barco pela baía de Paranaguá no período da tarde de domingo, após o almoço, também com preços acessíveis para grupos de 30 pessoas (R$ 25,00 por pessoa). Enfim, entrem em contato conosco para mais informações, na secretaria do Santuário podem falar com a Valéria: (41) 3423-2020”, disse o Reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.

Foto: Santuário do Rocio

“Agradecemos a todos que estiveram presente neste solo sagrado na manhã deste último domingo. Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, os abençoe sempre”, agradeceu o santuário.