O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio divulgou nesta terça-feira, 1.º, o cronograma oficial das procissões e celebrações da 212.ª Festa Estadual da Padroeira do Paraná, que acontece de 1.º a 16 de novembro de 2025. O evento é considerado a maior manifestação religiosa do estado e deve atrair milhares de fiéis ao litoral.
A organização da festa foi tema de reunião entre representantes do Santuário do Rocio, Prefeitura de Paranaguá, secretarias municipais e forças de segurança, que vão atuar em conjunto para garantir estrutura e tranquilidade durante os dias de celebração.
Planejamento e organização
O reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, destacou a importância da integração com os órgãos públicos.
“Essa conversa com as secretarias e órgãos de segurança mostra que há planejamento. A festa mexe com toda a cidade, especialmente nas romarias e novenas. Contamos com esse apoio para que tudo aconteça de forma tranquila e organizada”, destaca.

Padre Dirson explicou que, neste ano, o calendário precisou ser ajustado por causa do Dia de Finados que cairá em um domingo.
“Fomos de certa forma prejudicados entre aspas, porque não conseguimos marcar a procissão no dia 2 de novembro. Então, no dia 1.º já teremos romarias pela manhã e à tarde, antes mesmo da troca do manto, que abre oficialmente a festa no período da noite. Ao todo, serão 11 manifestações de fé”, explica.
Segundo ele, a expectativa é de grande público, especialmente na procissão solene de 15 de novembro.
“Esse ano temos uma alegria: o dia 15 vai cair em um sábado. Isso facilita a vinda de romeiros de Curitiba, da Região Metropolitana e do litoral. Acredito que a procissão solene será ainda maior do que nos anos anteriores”.
Voluntariado e estrutura
Clyton Mantovani, que faz parte do casal festeiro, informou que cerca de 70 voluntários estarão divididos em mais de 20 equipes para auxiliar nas atividades religiosas, culturais e esportivas.
“Estamos muito confiantes. Ano passado foi um marco e este ano será ainda melhor. Queremos entregar uma festa organizada e especial, fechando nosso ciclo antes da passagem para o próximo casal festeiro em 2026”, afirma.
Prefeitura de Paranaguá
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca, Márcio Vega, a Prefeitura participará com um trabalho multissetorial.

“Atuaremos na limpeza, segurança, organização do entorno e também, a acessibilidade às comunidades pesqueiras. A Festa do Rocio é patrimônio religioso do Paraná, e neste ano haverá também uma missa dedicada aos pescadores”, salienta.
Segurança reforçada
A supervisora da Guarda Civil Municipal (GCM) para a Festa do Rocio, Márcia Garcia, afirmou que o trabalho começará já no dia 1º, acompanhando a cavalgada e controlando o trânsito nas ruas próximas ao santuário.
“Estaremos aqui desde o dia 1º que começa a Cavalgada. Mas nas novenas, de 6 a 14, estaremos aqui a partir de 5 horas da manhã com o acompanhamento dos noveneiros para a novena e principalmente o trânsito com as motocicletas na saída da novena, que o fluxo é muito grande de veículos”.
Já a capitã Canfild, da Polícia Militar, reforçou o caráter estadual da festa.
“É um evento que atrai pessoas de várias cidades e não acontece apenas no entorno do santuário, mas também em diferentes procissões. Por isso o planejamento conjunto é essencial para dar mais segurança a todos”.
Programação das Novenas
06/11 (quinta-feira) – 1º dia
Presidência: Dom José Mário Scalon Angonese (Arq. Cascavel)
07/11 (sexta-feira) – 2º dia
Presidência: Dom Bruno Elizeu Versari (Diocese de Ponta Grossa)
08/11 (sábado) – 3º dia
Presidência: Dom Adenis Roberto de Oliveira (Aux. Arq. Curitiba)
09/11 (domingo) – 4º dia
Presidência: Dom Reginei José Modolo (Aux. Arq. Curitiba)
10/11 (segunda-feira) – 5º dia
Presidência: Dom Sérgio de Deus Borges (Diocese de Foz do Iguaçu)
11/11 (terça-feira) – 6º dia
Presidência: Dom Murilo S. Ramos Krieger (Arcebispo Emérito de Salvador)
12/11 (quarta-feira) – 7º dia
Presidência: Dom Celso Antônio Marchiori (Diocese de São José dos Pinhais)
13/11 (quinta-feira) – 8º dia
Presidência: Dom Walter Jorge Pinto (Diocese de União da Vitória)
14/11 (sexta-feira) – 9º dia
Presidência: Dom Paulo Alves Romão (Diocese de Paranaguá)
Cada dia contará com celebrações a partir das 5h, incluindo terço, missas e novenas em diversos horários.
Procissões
01/11 – Abertura
08h30 – Cavalgada da Fé
10h00 – Passeio Pet
16h00 – Moto Romaria
20h00 – Troca do Manto
08/11 – Sábado de Romarias
10h00 – Romaria das Crianças
14h00 – Romaria dos Caminhoneiros
16h00 – Procissão Ciclística
09/11 – Domingo
07h30 – Procissão Marítima
15h00 – Procissão Motorizada
15/11 – Festa Solene
09h00 – Missa Campal com Dom Geremias Steinmetz
16h00 – Procissão Solene até a Catedral
20h00 – Show musical16/11 – Encerramento
08h00 – Corrida e Caminhada com a Mãe do Rocio
19h00 – Procissão Luminosa do Retorno