A programação da 14.ª Festa de São Francisco das Chagas tem início no dia 22 de setembro, em Paranaguá. O dia do padroeiro será comemorado no Santuário com um tríduo, missa e venda de sobremesas e pedaços de bolos. Há ainda a arrecadação de fraldas geriátricas nos tamanhos G e GG que serão posteriormente doadas ao Asilo São Vicente de Paulo.
O reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, padre André Luís Buchmann de Andrade, comentou da expectativa para a edição deste ano da Festa em Honra a São Francisco das Chagas, em Paranaguá. “A expectativa é a melhor possível, pois dois de dois anos de pandemia, nós estávamos acostumados a fazer as atividades pelas redes sociais, transmitir a missa pela internet, e agora é o primeiro ano que voltamos com nossas atividades. Vamos voltando aos poucos, mas ficamos alegres de ir voltando aos poucos. Nosso padroeiro é um santo muito conhecido, aqui ele é chamado de São Francisco das Chagas, mas na verdade é o mesmo São Francisco de Assis”, disse o padre André.
Nos últimos dois anos, devido à pandemia do novo Coronavírus, todas as celebrações ocorreram on-line, através do canal no YouTube, denominado ‘Pergunte ao padre André’. Este ano, toda a programação da festa será realizada no modo presencial, no próprio santuário. Segundo o padre André, na programação religiosa terá um Tríduo em preparação para a grande festa do padroeiro.
“Este ano nós vamos fazer um tríduo, ou seja, três dias de preparação, começando na quinta-feira, 22, às 19h, e seguindo até sábado, 24, no horário normal de missa, às 16h. E no domingo, 25, às 11h, a Missa Solene. Na edição deste ano, nós vamos ter, como tivemos no começo das festas de São Francisco, depois da reabertura da igreja, a venda de bolos e refrigerantes no pátio ao lado da igreja. Não será na rua como antigamente fazíamos, mas no pátio da igreja, no gramado da igreja. Nós esperamos a participação de vários devotos”, divulgou o reitor do santuário.
Na quinta-feira, 22, a missa das 19h será celebrada pelo padre Emerson Zella. Na sexta-feira, 23, a missa das 19h será presidida pelo Missionário Redentorista padre Dirson Gonçalves. No sábado, 24, a missa ocorrerá às 16h com o padre José Messias Almeida Santos. E, por fim, no domingo, 25, às 11h, a missa será presidida pelo padre André Luís Buchmann de Andrade, reitor no Santuário de São Francisco das Chagas, em Paranaguá.
Além da parte religiosa, há uma programação social que ocorre em paralelo às celebrações no santuário. “Haverá venda de bolos, sobremesas e de refrigerantes para ajudar a manter o santuário. E também nós estamos fazendo uma campanha durante toda a festa de arrecadação de fraldas descartáveis tamanhos G e GG para o Asilo São Vicente de Paulo. Essas fraldas poderão ser trazidas nas missas e deixadas diante do altar na hora do ofertório e depois nós vamos encaminhar até o asilo”, contou o padre André.
O reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, padre André Luís Buchmann de Andrade, fez um convite a todas as pessoas, os devotos, para que participem da programação da 14.ª Festa de São Francisco das Chagas, em Paranaguá. “Convido as pessoas para que venham, porque São Francisco é muito popular e ao longo do ano todo nós recebemos aqui na igreja, no Santuário de São Francisco das Chagas, cartinhas de pessoas que fazem promessas, fazem pedidos e são atendidas. Então, quem tem algum pedido a fazer à Deus, por intercessão de São Francisco, venha participar do tríduo. Fica o convite a todos e agradeço a Folha do Litoral News pela divulgação sempre constante dos nossos eventos aqui do Santuário de São Francisco das Chagas”, convidou.
A igreja é a mais antiga do Paraná em pé, ou seja, que não foi modificada em sua estrutura original. Ela tem uma importância histórica e religiosa, porque São Francisco de Assis é um santo muito popular no Brasil Colônia, Brasil Império, também em Portugal, muitas são as igrejas dedicadas ao santo. Já faz mais de oito séculos que São Francisco nasceu e morreu e continua a devoção.