conecte-se conosco

Religiosidade

Bispo e padres de Paranaguá realizam reunião com o prefeito Marcelo Roque

Encontro apresentou trabalhos religiosos, culturais e sociais da Igreja no município que conta com mais de 59 mil católicos

Publicado

em

Bispo e padres de Paranaguá realizam reunião com o prefeito Marcelo Roque

Encontro aconteceu no Salão Social do Santuário do Rocio

Na manhã de sexta-feira, 9, aconteceu no Salão Social do Santuário do Rocio uma reunião entre o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, padres de paróquias de todo o município e o prefeito Marcelo Roque. O encontro serviu para que os párocos apresentassem trabalhos religiosos, sociais e culturais desenvolvidos na cidade, apresentassem reivindicações ao município, bem como estreitassem laços entre o Executivo e a Igreja Católica. Segundo a Diocese, Paranaguá atualmente conta com mais de 59 mil católicos, onde a Igreja realiza trabalhos sociais e educacionais que atendem pessoas de todas as religiões e localidades do município, incluindo colônias e ilhas. 

Uma apresentação foi concedida ao prefeito e à imprensa pelos párocos, apresentando a atuação de evangelização, cultura e transformação na cidade, que conta com seis paróquias e dois santuários. “Nós nos colocamos na escuta uns dos outros. Consideramos as possibilidades que existem e podem ser realizadas pelo bem da nossa cidade e das comunidades católicas, que é uma parcela numerosa da cidade que professa a fé católica. Sentar juntos para dialogar é um caminho que pode parecer estranho em nosso tempo, pois parece que o diálogo não é mais a via de solução na nossa cidade, o confronto, a briga, o violento parece que leva vantagem. Não. Leva vantagem dialogar, construir bem as nossas relações e os frutos dela”, afirma o bispo.

Bispo Dom Edmar Peron salientou importância do diálogo com o município e demandas encaminhadas
Bispo Dom Edmar Peron salientou importância do diálogo com o município e demandas encaminhadas

“Quando falamos de Igreja Católica pensamos naquilo que é vida espiritual, mas nunca esta vida espiritual tira os pés da realidade onde cada comunidade está. Há comunidades que precisam de apoio, por exemplo, em uma invasão, estaremos perto dessas pessoas que estão ali. Não se chega pedindo qual é a sua religião, mas qual é a sua necessidade”, informa o bispo. “Há coisas fundamentais, principalmente nesse tempo, como a comida, o botijão de gás, a roupa, que estão faltando nas nossas casas, então cada comunidade tem atendimento às famílias, a grupos maiores e a bairros e isso se faz pelas pastorais, organização paroquial ou comunidades religiosas”, completa.

Prefeito destaca relação com a Igreja

"Foi uma reunião produtiva, onde tiveram as demandas da Igreja e nós vamos levar para a Prefeitura e resolver da melhor maneira possível", afirma o prefeito Marcelo Roque
“Foi uma reunião produtiva, onde tiveram as demandas da Igreja e nós vamos levar para a Prefeitura e resolver da melhor maneira possível”, afirma o prefeito Marcelo Roque

O prefeito Marcelo Roque parabenizou os padres e bispo pela realização do encontro, destacando a relação amigável do município com a Diocese de Paranaguá. “Foi uma reunião produtiva, onde tiveram as demandas da Igreja e nós vamos levar para a Prefeitura e resolver da melhor maneira possível. Nesta união que há, tanto com o povo católico quanto o evangélico, a prefeitura sempre trabalha em conjunto. No Rocio, por exemplo, temos as festas e calendários que ajudamos, inauguramos recentemente o Mega Rocio, um ponto turístico religioso da nossa cidade, onde temos também a Praça da Fé”, ressalta.

Os vereadores Welington Frandji e Luizinho Maranhão participaram do encontro. Marcaram presença na reunião os párocos e párocos e reitores: Pe. Emerson Zella (Catedral), Pe. André Buchmann de Andrade (Santuário São Francisco das Chagas), Pe. Binu Joseph Chollackal (Valadares), Pe. Alberto Quirino dos Santos (Paróquia Nossa Senhora da Paz), Pe. Eliel de Oliveira Venâncio (Paróquia São João Batista), Pe. Denildo da Silva (Paróquia Santa Josefina Backhita), Pe. Thiago Alves Trigo (Paróquia São Cristóvão) e Pe. Dirson Gonçalves (Santuário do Rocio).

Reunião seguiu protocolos sanitários devido à pandemia
Reunião seguiu protocolos sanitários devido à pandemia

Leia também: Missas presenciais voltam a ser permitidas em Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress