conecte-se conosco

Religiosidade

Santuário de São Francisco das Chagas realiza 12.ª festa em louvor ao padroeiro

Programação tem início na quinta-feira, 17

Publicado

em

A programação da 12.ª Festa de São Francisco das Chagas tem início no dia 17 de setembro, quinta-feira, em Paranaguá. O dia do padroeiro será comemorado no Santuário com um tríduo, missa e venda de empadões, em prol do Asilo São Vicente de Paulo, Creche Nossa Senhora do Rosário e do próprio santuário. 

O reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, padre André Luís Buchmann de Andrade, afirmou que as comemorações neste ano acontecem de forma diferente. “Na quinta e sexta-feira, teremos missa ao meio-dia e sábado às 16h. Esse é o tríduo preparatório. Não vamos fazer neste ano missa à noite como em todos os anos devido à pandemia”, disse o padre André.

Além de presencial, as missas também serão transmitidas pela Internet. “As pessoas podem acompanhar pelo YouTube no canal que se chama ‘Pergunte ao padre André’. Fica o convite para que se inscrevam no canal para poder acompanhar todos os dias as missas”, afirmou o padre André. No domingo, a missa da festa será realizada às 11h.

“O diferencial deste ano é que teremos o distanciamento, o uso de máscaras, de álcool em gel, nos adequamos a essas normas para a segurança de todos. Fazemos o convite porque acreditamos que a igreja é um local seguro”, explicou o padre.

Segundo ele, toda semana uma empresa especializada realiza a sanitização da igreja. Além disso, os bancos da igreja estão marcados para evitar aglomeração e as portas e janelas ficam abertas para ventilação do espaço. “Neste ano, não faremos procissão com a imagem de São Francisco. Nos limitaremos às missas e orações dentro da igreja. Fica o convite para que a população participe da festa, com todos os cuidados e também, aqueles que não puderem vir, assistir pelo canal no YouTube”, enfatizou o padre André.

Venda de empadões

Em prol do santuário, do Asilo São Vicente de Paulo e da Creche Nossa Senhora do Rosário, será realizada a venda de empadões de frango na sexta-feira, 18, das 10h às 17h no Asilo. “Os bilhetes já estão à disposição para compra na secretaria do santuário, que abre todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h ao meio-dia. A entrega dos empadões será realizada no portão dos fundos do Asilo, entrada na Rua José Gomes. A compra também pode ser feita na hora. Quem puder também pode ajudar com a doação de peito de frango, embalagens e margarina”, acrescentou o padre André.

No sábado e no domingo, os empadões serão entregues no santuário, das 10h às 13h.

Importância histórica e religiosa

De acordo com o padre André, a igreja é a mais antiga do Paraná em pé, ou seja, que não foi modificada em sua estrutura original. “Ela tem uma importância histórica e religiosa, porque São Francisco de Assis, aqui chamado de São Francisco das Chagas, é um santo muito popular no Brasil Colônia, Brasil Império, também em Portugal, muitas são as igrejas dedicadas ao santo. Já faz mais de oito séculos que São Francisco nasceu e morreu e continua a devoção. Aqui também é uma igreja muito querida pela população porque muitas pessoas antes do seu fechamento, muitos fizeram aqui a sua primeira comunhão, se casaram, têm senhores que foram coroinhas. A igreja está no coração do parnanguara”, salientou o padre.