conecte-se conosco

Religiosidade

Procissão motorizada é marcada por sobrevoo da padroeira do Paraná

Pela primeira vez na história da festa, a imagem peregrina percorreu o céu de Paranaguá

Publicado

em

No sábado, dia 11, foi realizada a 17.ª edição da Procissão Motorizada da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Neste ano, o evento foi marcado por uma novidade, junto com o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, a imagem da padroeira do Paraná percorreu os céus de Paranaguá para abençoar os devotos. 

Enquanto os motoristas saíam em procissão da Paróquia São João Batista, com bênção inicial feita pelo pároco da igreja, padre Nathan Fagundes, o avião com a imagem decolava do Aeroparque. De acordo com a Guarda Civil Municipal, que acompanhou todo o trajeto, cerca de 350 veículos participaram da romaria até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. No caminho, diversas demonstrações de fé e devoção à padroeira do Paraná foram demonstradas pelos motoristas e pelos moradores das ruas em que a carreta passou.

Procissão motorizada teve a participação de cerca de 350 veículos que receberam a benção ao chegar no Santuário

Feito histórico

O sobrevoo durou cerca de 25 minutos e pode ser contemplado por todos os devotos através da transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Rocio. Antes de embarcar, o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson, disse que esse dia ficará marcado na história da 210.ª edição da Festa Estadual.

“A gente realiza um sonho que é fazer com que a imagem sobrevoe toda a cidade, porque, na verdade, os primeiros guardiões da padroeira do Paraná são os parnanguaras. E a gente ter essa oportunidade de levar a imagem para fazer essa benção especial nesse dia lindo é única, agradecemos todos aqueles que possibilitaram que isso acontecesse, com certeza esse é um dia histórico porque é a primeira vez que vai acontecer e vai ficar marcado nos corações e na mente das pessoas”, destacou o padre Dirson.

Ele também enfatizou que a experiência teve duas dimensões especiais, a espiritual e a de contemplação da beleza de Paranaguá. “A experiência de sobrevoar a cidade tem vários sentidos, a primeira que é de admiração da beleza que é Paranaguá, esse entorno todo com água, as montanhas, é uma paisagem muita bonita, Deus caprichou, o parnanguara deve se orgulhar disso sempre. Segunda coisa é a questão espiritual, circular sobre a cidade com a imagem de Nossa Senhora, padroeira do Estado, abençoando a cidade Mãe do Estado foi uma experiência maravilhosa e eu sou muito grato por isso”, concluiu o padre Dirson.

O piloto da aeronave, Rafael Giaretta Fangueiro, falou sobre a emoção de proporcionar o sobrevoo com a padroeira do Paraná

No hangar do Aeroparque de Paranaguá foi realizada uma benção antes da decolagem pela cidade e ilhas da região. O piloto da aeronave, Rafael Giaretta Fangueiro, falou sobre a emoção de poder participar desse momento histórico. “Fui criado em uma família católica daqui de Paranaguá, todos devotos de Nossa Senhora do Rocio e, para mim, é motivo de muita emoção poder fazer com que a nossa cidade tenha a presença dela. Receber Nossa Senhora aqui no nosso hangar é emocionante, espero que os parnanguaras sejam abençoados agora de um ângulo diferente para que ela chegue na casa de todo mundo”, afirmou Rafael.

Confira fotos e vídeos do evento:

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress