Religiosidade

Aparecida: Padre José Miguel destaca os 300 anos da aparição da imagem

Feriado de quinta-feira, 12, terá programação especial de manhã até à noite na igreja

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, da Vila Itiberê, realiza na quinta-feira, 12, programação especial referente ao feriado da Padroeira do Brasil. De acordo com o padre José Miguel, pároco da Comunidade Nossa Senhora da Paz, a data é especial em 2017, devido à celebração dos 300 anos de aparição da Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, unindo fiéis de todo o Brasil e também de Portugal, visto que na data de 13 de outubro é celebrada a última aparição de Nossa Senhora de Fátima no País irmão. 
 

YouTube video

De acordo com o padre José Miguel, desde o dia 3 de outubro estão sendo realizadas missas diárias em torno da Padroeira do Brasil, sendo que o encerramento será feito na quinta-feira, 12, iniciando às 9h com missa celebrada pelo próprio pároco. “Teremos uma missa com toda a criançada pela manhã, com posterior carreata, pedindo e estendendo a bênção da celebração dos 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. À grande festa nacional se unem as celebrações do interior, como a nossa”, comenta, destacando que será realizado um almoço no Salão Paroquial da Igreja.

“Durante a noite, haverá a organização da procissão luminosa pela Vila Itiberê, com a imagem da santa percorrendo as casas e ruas da localidade, algo que será realizado às 19h, com posterior missa às 20h com o padre Binu Joseph, da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, da Ilha dos Valadares”, afirma padre José.

“Trata-se de uma tradição de 300 anos maravilhosa, em que o Brasil inteiro se volta ao Santuário Nacional de Aparecida e à Santa, à Mãe do Brasil. Também olhando para Portugal serão comemorados os 100 anos do aparecimento de Nossa Senhora de Fátima no dia 13. Este feriado reunirá datas especiais para o povo católico”, complementa.

 

padre miguel
Segundo o padre José Miguel, a instituição de feriado nacional no dia 12 de outubro foi decretada pelo ex-presidente militar, José Figueiredo, em 1980. “Isso foi contra a vontade da Igreja, que não queria um feriado nacional, por esta ser uma data católica e o Brasil ter muitas outras denominações religiosas, mas o governo militar adotou esta data por ser justamente naquele ano que o Papa João Paulo II visitou o Brasil”, explica.

“O Brasil todo para com a intenção de celebrar e descansar neste feriado de Nossa Senhora Aparecida. Por isso é importante renovar a cada ano esta data, principalmente na parte religiosa. Embora todas as comunidades tenham a sua missa amanhã em Paranaguá, na Igreja Nossa Senhora Aparecida se concentrará um número maior de fiéis de todos os bairros. No dia 12, convidamos todos para que compareçam à Igreja Nossa Senhora Aparecida, acompanhados das crianças pela manhã, com posterior carreata, e à noite haverá uma procissão no bairro e missa de encerramento”, finaliza.
 

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Segundo o organizador do evento e líder comunitário, Valentino Robson Miras Bueno, o objetivo da festa é envolver a comunidade parnanguara na comemoração da data, que é dedicada à religiosidade e à família, sendo que a programação terá missa celebrada pelo padre José Miguel, às 9h, e com o padre Binu Joseph, às 20h, entre outros eventos, como carreata, almoço e procissão.
“Na missa serão distribuídos doces para as crianças presentes como forma de celebração. Encerrando a cerimônia, toda a comunidade religiosa fará uma carreata religiosa por várias ruas de Paranaguá como sinal de devoção a Nossa Senhora  Aparecida”, completa o organizador. Encerrando a programação matutina, haverá um almoço no Salão Comunitário da Igreja Nossa Senhora Aparecida, ao meio-dia. 

 

SERVIÇO

Festa de Nossa Senhora Aparecida
Local: Igreja de Nossa Senhora Aparecida
Data: Quinta-feira, 12
Programação
Missa de abertura com Padre José Miguel e carreata: 9h
Almoço comunitário: 12h
Procissão luminosa: 19h30
Missa de encerramento com Padre Binu Joseph: 20h

Aparecida: Padre José Miguel destaca os 300 anos da aparição da imagem

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.